Duração: 50 minutos Escola: IFPM
Material didáctico: Manual de Didáctica Geral
Professor: Marta Matecane
Objectivo Principal: Conhecer os Métodos de ensino
Objectivos específicos: Enumerar os Métodos de Ensino
Caracterizar os Métodos de ensino
Desenvolvimento da Aula
1. Comentários do grupo em relação ao tema
Caro colegas!
Na presente aula falar-se-á de métodos de Ensino como caminhos a serem usados na concretização dos objectivos pré-definidos.
Apela-se a todos docentes a desenharem um plano metódico para a leccionação das aulas.
2. o grupo de acordo com as bibliografias consultadas dá o seguinte conceito de Métodos de ensino.
Métodos de Ensino
Segundo Nerici, 1991, é o caminho para atingir um objectivo com os meios adequados, são acções do professor pelas quais se organizam as actividades de ensino e dos alunos para atingir os objectivos.
Segundo o mesmo autor acima citado, destacam-se os seguintes métodos:
1.Método de exposição pelo professor: o professor deve mobilizar a actividade interna do aluno, de concentrar-se, de pensar articulando com outros procedimentos:
a) Exposição verbal: sua função é explicar um assunto desconhecido, o professor deverá estimular sentimentos, instigar a curiosidade, relatar sugestivamente um facto, descrever com vivacidade uma situação real, fazer leitura expressiva;
b) Demonstração: é a forma de representar fenómenos e processos reais;
c) Ilustração: é a forma de representar factos e fenómenos reais através de gráficos, mapas, esquemas etc. Requerer dos alunos capacidade de concentração e observação;
d) Exemplificação: é um meio auxiliar a exposição verbal.
Para que esse método seja eficiente, o professor precisa:
- Dar tarefas claras e acessíveis;
- Assegurar condições de trabalho;
- Acompanhar de perto;
- Aproveitar o resultado para toda a classe.
A escolha e organização dos métodos deve corresponder à necessária à necessária unidade, objectivo –conteúdo -método (depende do outro para ter sucesso). Também implica o conhecimento das características dos alunos, ou seja, o tipo de alunos quanto à capacidade de assimilação, quanto as suas características sócio – culturais e individuais, condições físicas, tempo disponível.
Por forma a melhor percepção do tema, o grupo sugere aos leitores a realização das seguintes tarefas:
a) Que critérios são usados na selecção dos métodos a serem usados numa aula;
b) Será que existe um método específico para cada aula?
c) O método expositivo compreende vários procedimentos. Escolhe pelo menos dois e comente-os.
d) Qual é a disciplina que enfatiza mais o uso do método do trabalho em grupo.
De modo a aprofundar melhor as leituras sobre o tema em destaque, o grupo recomenda a leitura das seguintes obras:
· LIBANEO, José Carlos, Didáctica geral, cortez, S. Paulo editora Atlas, S. Paulo 1991
· PILETTI, Claudino, Didáctica geral, 6ª edição, editora Ática, S. Paulo 1986.
Quanto ao conteúdo acho que o grupo deveria trazer conceitos de métodos de ensino de outros de modo a que os alunos comparem os conceitos. Na aula não esplicitos as actividades do professor e dos alunos, seria bom que o grupo deixa se claro estes aspectos de modo a ser alcançados os objectivos facilmente.
ResponderEliminarparabenizar o grupo pelo trabalho, dizer que s tratando de tecnologiasa educativas o grupo devia procurar trazer exemplos de novos metodos ligados as tecnologias educativas atendendo que o PEA e um processo dinamico, por isso propunha que o grupo desse alguns exemplos de como trabalhar utilzando as tecnologias. Leonilde T.A2 aeronautica
ResponderEliminarBoa tarde. O trabalho foi abordado de forma clara e os conceitos nos elucidam sobre o tema, o que eh imporante. Relativamente a diferenciaciacao das actividades quanto do professor como do aluno, penso que estao explicitas nas formas de linguagem, e esta feramenta ate certo ponto gere-se pela economia mental.
ResponderEliminarcentro Sao Cipriano, Psicologia Escolar C1 4 ano, Nelson Fastudo.
ResponderEliminaro tema em estudo e muito importante pra nos que sguimos a carreira docente, visto que para que alcancemos os objectivos de uma aula e necessario que tenhamos antes os metodos que nos levara ao alcance dos objectivos. digo que estao de parabens os colegas pela forma como expozeram o plano, os conceitos e as recomendacoes. o 7grupo da C1 cometeu uma pequena falha ao escrever objectivo principal, eu acho que deviam ter escrito objectivo geral como sao referenciados nos livros de didactica de geral de Pilett, Libaneo, Nerci e outros,e os objectivos especificos nao foram bem especificados porque enumerar e caracterizar nao sao verbos mensuraveis eu pro que seja " identificar, indicar, e mais overbos que demonstram coisas imediatas palpaveis, dizer tambem que a aula nao tem funcoes didacticas, nao tem divisao do tempo.
Santa Ana Matola, Turma C1, 4º ano São Cipriano, Psicologia Escolar, dissi…
ResponderEliminarO tema escolhido é muito interessante, pois, ajuda o professor a se guiar na escolha do método adequado para uma aula bem planificada. O grupo foi claro na exposição dos conteúdos embora achei que o material didáctico, não foi suficiente, poderia além do manual projectar alguns slides para que a aula não seja monótona o que pode criar preguiça nos estudantes em formação. Se assim o fizer será uma experiência para os futuros professores, para que um dia também sejam criativos. Está de parabéns o grupo.
Parabéns pela sabia maneira como elaboraram o vosso plano de aula e pelo tema por vós proposto. Pude notar que não tomaram em consideração as funções e categorias didácticas. Deram primazia ao conteúdo e deixaram de lado as estratégias onde o aluno participaria activamente para a construção do conhecimento.
ResponderEliminarNum plano são indispensáveis todos as etapas do mesmo, pois se não as obedece não prepara os alunos, não lhes convida a tereminteresse pelo que devem aprender não avalia no momento correcto não medeia no momento correcto e mais.
ResponderEliminarAgora no tocante aos objectivos não obedeceram os prícipios da sua elaboração ( dominios: cognitivo; afectivo e psicomotor) não se fazem sentir em momento algum as actividades desencadeiadas pelo professor e pelos alunos, o método expositivo não é recomendavél para o tema aqui abordado era favoravél neste tema ter usado a elaboraçào conjunta e outros.
Eu acho que, precisamos de mudar certas coisas... ex. A Elaboracao conjunta como uma forma de socializacao, nao como metodo.
ResponderEliminarEu estou fazendo uma analise critica no que diz respeito ao Metodo de Elaboracao Conjunta. Sou da openiao que esse passa a ser uma forma de Socializacao, nao metodo como tal.
ResponderEliminarBoa tarde,preciso da vossa ajuda.
ResponderEliminarQuero os conceitos de metodo de ensino segundo libaneo,pillet ,Narice Regina. Será existe uma contradição no tema?