TECNOLOGIA EDUCATIVA

sábado, 18 de setembro de 2010

Socialização da Criança no Contexto Escolar

O grupo Weeber A2 (Aeronautica) oferece-nos em Pwp aqui o material que produziu sobre o tema em apreco. Comentem por favor.

3 comentários:

  1. Balbina Navele, S.Cipriano, T.C1,4º.Ano14 de outubro de 2010 às 05:51

    Falando ainda da socialização da criança no contexto escolar aos 6 anos. Conhecer os sentimentos dos alunos é um processo extremamente importante para que o professor desenvolva seu método de ensino-aprendizagem. A partir do momento em que se percebem as sensações do aluno em seus aspectos sociais, cognitivos, afectivos e emocionais,professor descobre diferentes estratégias para tornar o aluno motivado a absorver conhecimento e experiências novos.
    As crianças, dificilmente, nos dizem em palavras aquilo que pela expressão sentem. Perceber o significado do sentimento pelo tom de voz, pela expressão facial ou por outras maneiras não verbais, constitui a essência da empatia, pois a partir do momento em que o professor reconhece as emoções do aluno (medo, raiva, ciúme, alegria, tristeza, vergonha), cria uma grande chance de aumentar o vínculo afectivo – transmitir experiências, compartilhar as dificuldades, além de aumentar a intimidade.
    Há o fortalecimento da auto-estima do aluno: ele passa a se sentir mais valorizado, legitimado em seus sentimentos. Descobrindo novas estratégias para lidar com os conflitos, ele aprende a conviver de uma maneira mais confortável com os seus sentimentos negativos, não censurando, mas sim, julgando a decisão sabível para estes mesmos sentimentos.
    O foco da educação não deve preocupar-se apenas com a inteligência de cada aluno, mas, principalmente, com o desenvolvimento de sua capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo .

    ResponderEliminar
  2. LUSIA MILENA NHAUL, SAO CIPRIANO, C1 4 ANO22 de outubro de 2010 às 08:45

    QUANTO A SOCIALIZACAO DAS CRIANCAS NA ESCOLA E MUITO IMPORTANTE EMPLEMENTAR PORQUE A CRIANCA TEM UMA INTERACAO SOCIAL COM OUTRAS CRIANCAS, ISTO AJUDA A DESENVOLVER UM INTERCAMBIO ENTRE ELAS NOS ESTUDOS EM GRUPO, NAS AULAS DADAS NA SALA DE AULAS. AS ESCOLAS TEM UM PAPEL MUITO PREPONDERANTE NO QUE DIZ RESPEITO A SOCILAIZACAO DAS CRIANCAS, PORQUE E LA ONDE DESENVOLVE ATIVIDADES QUE LHE LEVAM A UM CONTATCO UNIVERSAL COM O MUNDO.

    ResponderEliminar
  3. Constantino Doane, Sao cipriano, 4ºAno, 201022 de outubro de 2010 às 10:15

    Constantino Marcos Doane, S.Cipriano, 4ºAno, 2010
    o grupo, apresentou um tema que a mim particularmente interessa-me bastante, pelo facto vai o meu comentario com relacao ao tema socializacao.
    O grupo foi eloquente na sua abordagem, mais penso que devia ter trazido esta abordagem mais para nossa realidade Mocambicana, a questao da nossa questao linguistica, a questao da diversidade cultural, como contornar a questao de salas em que temos alunos que falam linguas diferentes que partilham a mesma sala de aula? sera que a questao da pobreza nao contibui para o baixo nivel de socializacao? a questao da dificuldade do livro escolar, bem como do uniforme escolar? vamos reflitir, concordar com o grupo quando fala dos agentes de socializacao, de referir que o principal e a familia, o grupo falou muito bem dos factores que influenciam a socializacao mais penso que devia ter abordado mais a fundo cada um deles, nao apenas dar a conhecer. Para terminar dizer que e um tema interessante e parabenizar o grupo pela excelente definicao dos objectivos e a sua operacionalizacao.

    ResponderEliminar