TECNOLOGIA EDUCATIVA

sábado, 18 de setembro de 2010

Consequências das drogas na vida dos jovens.

Encontre na pagina 6 do elo o plano de aula do 5o grupo onde a Filomena faz parte: Ei-lo o texto integral, se não quiser baixar:


Duração: 90 min, Escola Secundária de Laulane
Material Didáctico: Manual do Aluno, Quadro, Giz e Apagador.
Professor: 5º grupo.
Título da aula: Consequências das drogas na vida dos jovens.
Objectivo principal: Conhecer as consequências das drogas na vida social ou individual do jovem.
Objectivo específico: Identificar os tipos de drogas; explicar as consequências de drogas no organismo humano.
 Desenvolvimento da Aula
1.      Saudação Inicial
Caros jovens, com esta aula vão conhecer os conteúdos relativos á consequências de drogas na vida do indivíduo.
É na sociedade onde os jovens se adaptam, se integram as novas vivências, a vários comportamentos. Com esta aula, teremos uma visão geral sobre as consequências de drogas na nossa vida.
2.      Conceito de drogas:
Já ouviram falar? O que são drogas?
Depois de várias idéias, o professor da a sua definição.
Drogas são várias substâncias que afectam o funcionamento normal do nosso organismo. Dentre elas destacam-se o fumo do cigarro, as bebidas alcoólicas, e outros  que podem influenciar as nossas emoções e percepções.
Droga é toda substância que , quando fumada, engolida, inalada ou injectada provoca alterações no comportamento do indivíduo ou no seu estado de consciência.
3.      O objectivo da nossa aula, é de explicar as consequências das drogas na vida dos jovens.
Pergunta:
- Falem das consequências das drogas?
Depois de vários comentários, o professor da o seu parecer:
- Realmente são essas que enumeraram, mas existem outras que são:
a) o habitual consumo de drogas, conduz á dependência que se caracteriza pela necessidade quase incontrolável de consumir doses cada vez maiores para obter o efeito desejado.
b) pode causar dificuldades a nível da linguagem e da locomoção ( inconsciência, coma e morte ).
c) causa comportamentos que se confundem com determinados tipos de doenças mentais.
d) o indivíduo pode sentir paranôia ou acreditar que alguém lhe persegue.
e) provoca aumento de batimento cardíaco, olhos vermelhos e boca seca.
f) provoca alucinações, distorção da noção do tempo.
g) emagrecimento, impotência e esterilidade.
h) Na socidade, provoca a prostituíção, roubos e falta de entendimento na sociedade onde está incerido.

4. agora que ouviram a explanação da aula, certifique-se da sua assimilação, respodendo as seguintes questões.
a) Define o conceito de droga.
b) Indica os tipos de drogas que aprendeu.
c) Explica as consequências ou efeitos provocados pelo consumo das drogas.
d) O que os jovens devem fazer para evitarem o consumo das drogas.
5.      Findo as perguntas respondidas e as possíveis duvidas, os jovens devem dar algum comentário de modo a finalizar a nossa aula.

12 comentários:

  1. Lili Sónia Gemo A-4 Aeronáutica2 de outubro de 2010 às 02:37

    Os objectivos da aula estão claros, pese embora eles estarem enumerados, penso que poderia se ter explorado mais o tema, mostrando como toda a vida do indivíduo e dos que se encontram a sua volta são afectados por aqueles que consomem drogas.

    ResponderEliminar
  2. este e um tema de grande importancia na nossa sociedade, assim sendo, acredito que o grupo poderia ter dado exemplos concretos relacionados com o quotidiano, dar exemplos de situacoes que podem ocorrer na vida de um consumidor de drogas.

    ResponderEliminar
  3. Erasmo Reis, T. C1, 4º Ano, Psic. Escolar, S.Cipriano

    O tema é super interessante, todavia, era de sugerir que além de restringirem a vossa abordagem no domínio das consequências, seria importante também incluírem medidas de prevenção de modo que se possa inculcar nos alunos atitudes a tomarem de modo a evitarem qualquer contacto com as drogas.

    ResponderEliminar
  4. ATANASIO E. M. NHABINDE, A4 - AERONAUTICA, PSICOLOGIA ESCOLAR17 de outubro de 2010 às 10:54

    Penso que os objectivos tracados sao de facto bons, embora entenda que as drogas, para alem do lado negativo, elas possuem tambem o lado positivo. Segundo Mamwenda,2005, e evidente que, enquanto as drogas sao necessarias com finalidades medicas e podem contribuir para o bem estar fisico e psicologic das pessoas, existem outras utilizacoes sinistra que podem prejudicar as saude das pessoas e ter efeitos sociais, economicos , morais e psicologicos devastadores. A preocupacao dos professores e a assecibilidade as drogas perigosas que os estudantes tem no ambiente escolar.

    ResponderEliminar
  5. Nanucha Ferrao SIQUICE T. A-4 Aeronautica21 de outubro de 2010 às 05:39

    Boa tarde. Penso que este grupo ao se referir ao drogas no contexto no escolar pretende fazer uma abordagem as drogas nefastas na vida vida dos individuos e nao nas drogas socialmente aceites.

    ResponderEliminar
  6. Fatima Antonio Xerinda T.A-4 Aeronautica21 de outubro de 2010 às 05:46

    Boa tarde. na frase correspondente ao objectivo especifico encontramo-se dois verbos na mesma frase, enquanto se deveria apresentar apenas um objectivo para cada verbo.
    Ex: Identificar os tipor..... e outro seria Explicar as consequnecias......

    ResponderEliminar
  7. Gisela Matusse, São Cipriano, TC1, 4º Ano, PE22 de outubro de 2010 às 08:06

    caros colegas do 5º grupo, não sei de que centro, na verdade gostaria de saber , o que nos paresenta é um plano de aula ou resumo, talvez, plano-resumo, nã sei se isto existo mas é o que o grpo nso sugere. no vosso talvez plano não vem a indicação dos momentos didácticos muito aprendendidos por nós, e no talvez resumo, nos objectvos específicos, dizem que falarão dos tipos de drogas mas não estão la descritas no talvez resumo. e ainda pedem aos aluns que mencionem os tipos de droga no fim da aula. e preciso que saibam que o palno de aula pode ser por qualquer professor por isso é muito importante, estar de forma clara e objectiva.

    ResponderEliminar
  8. Beatriz Fernando Domingos. UP turma A422 de outubro de 2010 às 10:49

    O tema apresentado é de extrema importância para a sociedade pois afecta nos.O conteudo do trabalho na minha optica esta claro, no entanto dizer que nao vi as funcoes didacticas, tendo em conta que o grupo nos apresenta aqui um plano de aula.

    ResponderEliminar
  9. Santa Ana Matola Sao Cipriano Turma C1 4 ano Psicologia Escolar23 de outubro de 2010 às 01:27

    Santa Ana Matola, São Ciprian, TC1, 4ºano, Psicologia Escolar- disse…
    Cumprimentar o 5º grupo e elogiar pelo presente trabalho. Logo no início teria sido melhor que o grupo apresentasse a classe para qual vai este belíssimo trabalho ou seja aula. Sabendo que o aluno sempre adquire a verdade dos conteúdos do professor, na introdução do tema novo procura-se saber o nível conhecimento acerca do tema a tratar; para tal seria mais prático que o professor perguntasse se os alunos ouviram alguma vez a falar-se de droga! O que acham que são; enumerem as consequências das drogas que conhecem; assim, cria se muita motivação para participação. O professor que preparou seu plano de aula nunca dá o seu parecer, mas sim faz a síntese das respostas dadas e de seguida explica com pormenores os conteúdos que fazem parte da aula que preparou, para que os alunos possam aprender. Também é necessário melhorar a consolidação da aula, a jeito de finalizar pode se dizer o seguinte: A nossa aula de hoje termina aqui e gostaria que fizessem o resumo da aula, ai poderia se lançar as perguntas contidas no vosso trabalho. Contudo o grupo está de parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Elvira Madivádua Turma A2 4ano Piletti24 de outubro de 2010 às 14:35

    Parabéns pelo tema por vós escolhido. É um tema bastante pertinente que devia ser debatido com mais frequência na nossa sociedade. O grupo nele não apresentou uma estrutura normal dum plano de aula, e nem referenciaram os passos didácticos, nem com clareza a actividade do professor e do aluno. Isto pode não permitir o caracter flexivel do plano de aula, dado que apresentam uma sistematização muito fraca. Não apresentaram claramente a relaçao entre objectivos gerais e específicos e favoreceram um ambiente sem interacção professor e aluno, que é bastante importante num processo de ensino-aprendizagem, como referencia Stella at all (2008).

    ResponderEliminar
  11. Elias Salvador, Sao Cipriano, Turma C1 4 ano.26 de outubro de 2010 às 04:19

    sintam se saudados, e dizer que este plano foi bem elaborado prestaram atençã a muitos intens de um plano embora tenham se destraido de alguns elementos falo de concreto dos métodos para facilitar o acalce dos objectivos traçados e as etapas da aula ou momentos de aula, ( introdução/Motivação; Mediação e Assimilação ; Dominio e consolidação e por fim Controlo e Avaliação).
    E no tocante aos objectivos específicos no máximo devem constar três e destribuidos entre seus domínios, afinal ao ensinarmos pretendemos desenvolver na pessoa o saber (dominio cognitivo) saber ser e estar (dominio afectivo) e por fim o saber fazer (dominio psicomotor) assim teremos um homem bem ensinado e bem instruido.
    Quanto a designação de material didáctico segundo as minhas observações chamamos meios de ensino a todo o material que seleccionamos para construir a nossa aula, agora o material didáctico constitui tudo que é do uso do professor assim como outros agentes que se encontrem na escola,isto é, a sala, a carteira, o quadro, o lapis a caneta os livros e outros portanto muita cautela ao designar material didáctico os meios de ensino.pra terminar meus parabens isto é que é plano ao 5º grupo

    ResponderEliminar
  12. Gostaria de saudar o grupo e dizer que trouxeram aqui um tema bastante interessante sobre o consumo de drogas vimos que esta é uma realidade muito triste nas escolas moçambicanas, sugeria que o grupo para além de falar das consequências que foram bem exploradas ,deviam falar da prevenção sem deixar no fim que fazer uma campanha com os alunos podia ser até através do jornal da escola onde falasse desse mal para toda comunidade escolar.

    ResponderEliminar