TECNOLOGIA EDUCATIVA

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atendimento psicológico dos alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática


Duração: 45minutos
Enfoque: Atendimento psicológico dos alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática
Professor: " Piletti" (Turma do 4 ano, A2).

Título da Aula: Atendimento Psicológico
Objectivo Geral: Aconselhar os alunos a saber organizar o seu estudo
Objectivos especificos: - Estimular na crianca o gosto pelo estudo;
                                      - Identificar os problemas da turma em relação a disciplina de
                                       matemática
 Desenvolvimento:
 O psicólogo observa uma turma de 20 alunos que apresenta notas baixas na disciplina de Matemática.
Da observação feita, o psicólogo inferiu que a maioria dos alunos não resolvia os exercícios que o professor atribuía porque não tinham domínio das operações básicas de matemática.
Em entrevista feita ao professor, o psicólogo chega a conclusão de que as acções de estimulação não estavam a ser bem feitas  pois ele iniciava a aula sempre com a introdução da nova matéria e não dava muita importância as acções da motivação. Também, ao longo da aula ele não ajudava  satisfatoriamente os alunos que não compreendiam a matéria e isto podia ser segundo observação do psicólogo por este ter uma turma numerosa e não ter escolhido quais as melhores estratégias para poder encorajar-se e encorajar os seus alunos.
O psicólogo, fez igualmente a entrevista com os alunos e estes disseram-lhe que o professor não lhes ajudava a ultrapassar as dificuldades ao longo das aulas e quando apresentam duvidas ele zangava-se . Por isso que já não apresentavam duvidas apesar  de terem dificuldades de realizar alguns exercícios.
O passo seguinte do psicólogo foi de ajudar o professor a encontrar melhores estratégias de ensino que passam pelo domínio dos aspectos motivacionais e mobilização dos   alunos para apresentação das suas duvidas pois da conversa que teve com o professor abordou a questão e chegaram a conclusão de que havia necessidade,  de  ele prestar maior atenção aos alunos e ajudar sempre os que apresentavam duvidas, procurando realizar sempre tarefas desafiadoras tal como:
  • Rever e verificar o trabalho dos dias anteriores;
  • Apresentar novo material;
  • Proporcionar praticas guiadas;
  • Apresentar feedback e correcções baseadas em respostas dos estudante;
  •  Definir actividades para serem feitas independentemente;
  •  Fazer avaliações (sistemáticas, continuas) para consolidar a aprendizagem;
e fazer melhor acompanhamento a aprendizagem dos mesmos, pautando por uma aprendizagem cooperativa pois que ajudaria aos mais fracos duma maneira bastante positiva.
Depois da conversa tida entre professor e psicólogo, este desenhou o plano de medidas para o melhoramento e reforço da motivação dos alunos que consistiu  no seguinte aconselhamento:

  •  Meninos, vocês devem saber que a esperança é a última coisa a morrer. O que vocês têm é apenas uma dificuldade em perceber operações básicas da matemática, o que na vossa idade é normal, por isso não desanimem-se.

  • O que vocês devem fazer dentro de vocês mesmos é colocar na cabeça a ideia de que “eu vou conseguir tirar boa nota a matemática” e a partir dai esforçar-se, o que significa, passar maior parte do tempo a exercitar, a resolver testes já  realizados, procurando tirar todas as dúvidas junto a pessoas próximas que tenham conhecimentos sobre a matemática.
  • Para o melhor rendimento, cada um de vocês deve fazer um plano que enquadre o tempo de estudo, de alimentação e  descanso.
  • O tempo de estudo é muito importante para vocês porque ainda tem muito que aprender, e dependem desta nota para poderem passar de classe, por isso o vosso plano deve ser bem estruturado. No mínimo devem estudar 2 horas por dia, mas devem ter um momento de descanso.
  • Resumindo  durante as aulas devem saber relacionar-se com o professor e os outros colegas de modo a buscar intercâmbio com todos e isto vos ajudará bastante. Devem saber escutar o vosso professor para melhor aprenderem, e fazer  perguntas em caso de não terem percebido algo, devem pautar pelo silêncio  sempre que houver alguma explicação pois isto só vos trará benefícios, devem ter um tempo de estudo em casa e tempo para a resolução do TPC, pois só assim poderão ver quais as dificuldades que estão encontrando no processo de aprendizagem, mas acima de tudo devem regular o vosso tempo de descanso, pois isso vos levara a boa saúde física e cognitiva. A aprendizagem só poderá ser positiva se tivermos estes aspectos bem cuidados, sem capacidade de raciocínio ou memorização entre outros aspectos cognitivos seria insensato poder esperar grandes desenvolvimentos  na aprendizagem.
  • Espero pois que estas dicas  vos  ajudem a  melhorar de modo que possam superar os vossos problemas em matemática e o grande prémio que receberão será a vossa progressão de classe que trará alegria par vocês, vossos professores, vossos pais e encarregados de educadas, mas acima de tudo estarão contribuindo para que o vosso País se beneficie de futuros  técnicos no seu imparável desenvolvimento.

Turma A2
Membros do grupo Piletti:
Camaria Semá
Celso Mucuanga
Elvira Madivádua
Leonilde Fernando
Suneila Taquidir
Suzana Lituli                                         

34 comentários:

  1. Adelaide Samuel Boene, TC1,são cipriano26 de setembro de 2010 às 06:55

    o conteudo é inportante, o grupo devia trazer neste trabalhos algumas doencas relacionadas a aprendizagem,conteudos que falam da relação do professor e aluno, as possiveis motivações que o professor pode oferecer para que os alunos interresem-se pela matematica, para se saber se os alunos não apredem porque não conhecem algumas operações básicas, ou apresentam algum disturbio de comportamento. e em ralação ao professor deveria-se averiguar o porque deste comportamento em relação aos alunos,consultando bibliografias de alguns autores que falam do comportamento e postura de uu educador ou professor, o saber ser e estar perante os alunos, isto para um melhor ambiente de trabalho e uma boa relação entre o professor e os alunos.

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  2. os profissionais de Aconselhamento devem pautar mais por accoes de apoio e nao de decisoes...ao incentivar o professorr a dizer aos alunos que a esperanca eh a ultima faz com o problema que enfrentam sooe grave e de dificl resolucao...pelo contrario o papel do conselhiro eh o de inspirar confianca na mudanca para melhor; mais ainda quando se instrui o professor a dizer que eles tem que por nas suas cabecas que eles tem que se esforcar para reolver os probelmas que tem com a matematica parece que o problema vem deles, quando no caso apresentado pelo grupo, a queixa veio dos alunos e foi contra o professor...logo, a imagem toda do Aconselhamento Psicologico fica comprometida...

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  3. Beatriz Fernando Domingos.UP Turma A427 de setembro de 2010 às 10:14

    O tema tratado neste grupo é interessante pois afecta a todos, não só os professores e os alunos como também os pais desses alunos. Contudo dizer que primeiramente não percebi se é plano ou um aconselhamento, se é aconlhamento acho que o grupo deveria ter sido mais claro. No entanto se for aula também deveria estar claro os onjectivos da aula. Quanto ao conteúdo axo que neste caso o psicólogo deveria ter tratado o assunto não só com os professores e os alunos, mas também com os pais das crianças porque esse problema afecta a eles.

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  4. Filomena Elvira Tovela UP Turma A2 deu o seguinte ponto de vista:

    A propósito a aula foi bastante interessante, ajuda muito a despertar nas crianças o interesse pela disciplina, pois a maioria dos alunos considera na muito difícil.
    Quanto ao objectivo geral não vai de acordo com o tema, devia ser o seguinte:
    Incutir nos alunos o gosto pela disciplina de Matemática.
    Os objectivos específicos não são aconselháveis porque não devem ser a longo prazo, devia ser explicar a importância da disciplina de Matemática.
    No meu entender não houve muita interacção entre o psicólogo e o aluno.
    A conclusão feita pelo psicólogo não é segura uma vez que não clarificou se ás dificuldades são de uma certa aula ou disciplina.

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  5. Zione Camuchacha, turma A4 Psicologia escolar28 de setembro de 2010 às 23:47

    bom dia colegas. Felicito-vos pela escolha do tema,e pela especificação ou clareza dos objectivos.
    Criticas deste plano de aula: -Primeiro dizer que este plano de aula foi bastante longo, que em 45min não é possivel de ser tratado talvez ampliar as horas devido que é um tema bastante complexo.Aqui o psicologo primeiro deve assistir a aula, fazer algumas questões aos alunos e ao professor sobre as dificuldades que tem enfretado na sala de aulas,e depois faça a sua intervenção do tipo o aconselhamento psicológico tanto para o professor e o aluno. Limitaram-se em abordar assuntos didacticos e se esquecendo dos aspectos psicológicos. Também falaram de algumas funções didacticas o que não é correcto, deviam abordar todas elas. O grupo não colocou o material didactico no que diz respeito ao plano de aula.

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  6. Dulce Alfredo Macuacua, Turma A2, Psicologia Escolar,Aeronautica29 de setembro de 2010 às 10:52

    Parabenizar o grupo pelo esforco evidado na elaboracao do presente trabalho.
    Dizer que as recomendacoes do psicologo sao bastante encorajadoras,e incetivam os petizes na sua propia aprendizagem.
    De salienter que nao houve uma interacao mais profunda entre o psicologo e o aluno,o que ajudaria em outras esferas da vida destas criancas. Nao so, axei que o tempo previsto nao seria suficiente para o conteudo aqui apresentado.

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  7. Lucas Muando, Turma C1- São Cipriano30 de setembro de 2010 às 06:47

    Lucas Muando, Turma C1- São Cipriano 4º ano em Psicologia Escolar -UP

    O grupo indicou aspectos pertinentes na área do ensino-aprendizagem que requerem acções de todos os componentes que nele fazem parte. Por isso, há que salientar a ausência do envolvimento dos pais encarregados de educação , e da família em geral nesta dura missão de ensinar e educar a nova geração.
    É sabido que a família é a primeira estância de socialização, daí que deve esta dentro do contexto quotidiano escolar do seu educando. Sem a presença dos pais e encarregados de educação dificilmente pode se atingir níveis elevados de qualidade no ensino. Neste caso vertente, o ensino de Matemática requer acompanhamento constante , e isso também é feito em casa na presença dos progenitores
    Por fim, o grupo fez uma mistura de “sabores em pratos” diferentes. Uma coisa é fazer o plano de aula que relata o ensino de Matemática, e outra coisa e fazer o plano de aconselhamento psicológico.

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  8. Ester Ricardo Moiane Tc1 São Cipriano
    Tema interessante...mas penso que para psicólogo de orientação e aconselhamento deveria ter procurado conhecer os problemas que cada um dos alunos tem com relação a compreensão dos conteúdos de matemática, também se informar se estes teriam com relação a outras disciplinas e não tomar decisões. Com relação a professora deve mudar a sua metodologia de ensino seguindo as orientações de Libáno.

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  9. Claudeth Victor, turma A4 psicologia escolar 4º ano1 de outubro de 2010 às 06:27

    sintam-se todos cumprimentados!
    o meu comentario vai para o grupo PILETTI,antes de mais quero parabenizar-vos por terem escolhido o seguinte tema "atendimento psicologico dos alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática".tambem quero mostrar a minha insatisfação da maneira como o assunto foi tratado porque ao inicio do texto nos leva a crer que é um plano de aula mas no desemvolvimento nos despista completamente nos deixando sem entender nada.

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  10. ZITA MANUEL ZABETO VONTADE2 de outubro de 2010 às 02:55

    Zita Manuel Zabeto Vontade Turma A4, Psicologia escolar bom tarde ccolegas, o meu comentario vais para o grupo Piletti" (Turma do 4 ano, A2).
    quero em primeiro lugar enderecar os meus parabens ao grupo, pela maneira como apresentaram trabalho. na minha openiao ficou claro que este trabalho e dedicado ao acolhamento psiclogico ao professor que leciona a disciplina de matematica de um lado, do outro aos alunos de uma turma pelo mau desempenho que estes tem na disciplina de matematica. contudo, vou resalvar alguns aspectos que julgo ser importante mas que nao foram de destaque nesse trabalho. como um trabalho de aconselhamento, era necessario em primeiro lugar, apresentar uma introducao, onde de forma resumida apresenta o problema. em segundo lugar, o problema devia ser apresentado e contextualizado, de forma clara. por fim, mais uma vez, boa sorte ao grupo, MAIS TRABALHO.

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  11. obrigada pela observacao ao trabalho do grupo Pilleti

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  12. suneila taquidir GRUPO PILLETI

    primeiramente, o grupo agradece a todos os comentarios no geral, assim como as criticas e sugestoes.
    De acordo com a tarefa que nos foi dada, este trabalho nao deveria ser um plano de aula tipico.
    Mas sim, um plano de aconselhamento, e a estrutura que apresentamos contem os elementos que de acordo com o exemplo que nos foi dado, nao deveriam faltar num "plano"desta natureza.

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  13. Maria Dulce 4º ano Turma Psicologia Escolar S. Cipriano7 de outubro de 2010 às 04:29

    Parabens colegas, o tema é interessante, pois as dificuldades de aprendizagem, principalmente na disciplina de Matemática, é do conhecimento de todos, mas não devemos vacilar. Quantos aos objectivos deste professor não serão alcançados se ele continuar a dar as aulas dessas maneira e a pautar por esse tipo de comportamento de não aceitar que os alunos tirem dúvidas e sem motivar antes os seus alunos. para o psicólogo depois de ter assistidos as aulas deveria ter conversados com os pais dos alunos com maior dificuldades de aprendizagem da matemática.
    Força colegas...

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  14. Sim sim, ate aqui vejo que os comentarios sao de facto de alto nivel. Gostariamos de ver mais comentarios incisivos com propostas para a pratica do atendimento psicologico no ensino da matematica

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  15. Corina, Sao Cipriano, Turma C1, 4 Ano7 de outubro de 2010 às 05:00

    primeiro e antes de tudo, o AP como um servico de atendimento de qualquer disciplina deve ser instalado nas escolas de forma permanente, isto eh, devem ser servicos com estruturas sedeadas nas escolas, com ganinetes e pessoal capacitado; para a disciplina de matematica antes demais os proprios docentes deviam de inicio receber uma formacao psicopedagogica-especifica para cada disciplina/area-de modo a poderem identificar alguns sinais de ocorrencia de desajustes e com os servicos de AP inslatados na escola o encaminhamento deste aluno nao seria moroso e nao dependeria SO da vontade e iniciativa do aluno, eh muito mais facil fugir de uma sessao de AP e sabemos que nao havera controle nem supervisao dos professores;por isso acho que o maior desafio de nos, a nova camada de futuros Conselheiros e Psicologos, devemos nos dar o prazer de enfentar o desafio que eh implementar os servicos de AP nas escolas e quica noutras instituicoes.

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  16. Erasmo Reis, T.C1, 4º Ano, Psicologia Escolar, S. Cipriano.

    Começo por endereçar os meus parabens ao grupo Piletti pela forma didáctica e pedagógica pela qual abordaram o tema. Este é em si é pontual e constitui um suplemento para o auxilio da actividade pedagógica no ensino de matemática, avaliando sobretudo temática veiculada no trabalho. Todavia, quero é me associar a algumas intervenções dos colegas, particularmente no concernente a função do psicologo pois o seu papel não é de resolver o problema ou dificuldade, nem fazer ou induzí-lo a fazer algo, mas sim facilitar, criando condições para que o professor ou aluno neste caso em particular descubra por si as possibilidades de solução do problema em causa. Mas de qualquer das formas, o trabalho é deveras importante.

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  17. Primeiro gostaria de parabenizar o grupo PIPLET pela escolha do tema por ser pertinente para abordagem, ao mesmo tempo associar me a alguns comentários dos colegas descritos no blog, pois o grupo deixou patente um tema relevante, mas não ficou claro se trata-se de um plano de lição ou plano de aconselhamento psicológico. Porque para cada questão tem o seu momento de execução. O princípio pareceu me uma aula, o seu desenvolvimento não teve nada haver com a aula.

    O Ap é de extrema importância para o ensino no geral, pois, todo o aluno/estudante experimenta problemas na vida estudantil. Ap para o ensino de matemática devia respeitar as regras gerais dos serviços de Ap no contexto escolar, ter em conta as instalações que devem ser cedidas na escola, a profissionalização dos conselheiros psicológicos, o mais importante também é conhecer a realidade do próprio aluno tratando-se do ensino primário devemos olhar aspectos ligados ao professor o currículo e a motivação dos alunos e a vida social.
    Lucrencia Joana F. Jorge.

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  18. Fatima Antoni Xerinda T.A-4 Aeronautica21 de outubro de 2010 às 06:08

    Boa tarde. O tema em analise eh bastante importante. Mas, tenho dificuldade em perceber se eh possivel numa aula realizar todo esse trabalho aqui apresentado. Nao se tratarah de um trabalho de aconselhamento psicologio? Porque
    Uma aula tem os passos didacticos.

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  19. Nanucha Ferrao Siquice A-4 Aeronautica21 de outubro de 2010 às 06:17

    Boa tarde. Sou de opiniao que para realizar aconselhamento psicologico o grupo deveria ter colocado as diferentes fases pelo qual este passou. Outro aspecto esta relacionado com a duracao da aula. Serah possivel numa aula de 45 minutos realizar esta tarefa que o grupo nos apresenta? Penso que eh imperioso distinguir critehrios a abordar, sob o risco de nos confundirmos. Mas, o tema convida-nos a reflexao sobre comportamentos que alguns professores veem demonstrando ao longo da sua leccionacao.

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  20. Wilsa Jozine 4 ano s cipriano21 de outubro de 2010 às 08:55

    Bem, o grupo fez uma boa abordagem sim, mas ha aqui alguns pontos que me inquietam, como eh o caso do primeiro ponto na tentativa de resolver o problema, nao achei correcta a atitude do psicolodo, pois ao dizer que o problema dos meninos te a ver com a sua idade, isto pode criar neles um certo conformismo e acabam relaxando pq se eh da idade, qdo tiverem outra idade ja terao superado esta dificuldade, o que nao corresponde a verdade....
    Muito certo ao estimular os meninos a praticarem os exercicios matimaticos e a pedirem explicacao, pois como eh sabido a repeticao eh fundamental para a memorizacao.
    Parabens colegas pela forma como expuseram o vosso trabalho, com um exemplo pratico eh mais facil perceber.

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  21. elemento do grupo PIlleti, dizer muito obrigada aos colegas pelas contribuicoes, e pela forca. Leonilde aeronautica

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  22. Santa Ana Matola Sao Cipriano Turma C1 4 ano Psicologia Escolar23 de outubro de 2010 às 01:20

    Santa Ana Matola, Turma C1, 4º ano São Cipriano, Psicologia Escolar, dissi…
    Saudar o grupo pela apresentação do trabalho sobre Atendimento psicológico dos alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática. O grupo procurou esclarecer os pontos que seguiu na descoberta do problema, realmente são psicólogos, acho que somente não foram felizes na atribuição do tema da aula, pois, o grupo escreveu “Título da Aula” penso que seria “tema da Aula”. Mais uma vez estão de parabéns.

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  23. obrigado colegas pelo grande apoio que nos deram em virtude do nosso trablho,aqueles que deram as suas contribuicoes,opnioes sobre o nosso trablho ,e tambem e momento de dizer que esta cadeira veio desenvolver mais os alunos no ambito das tecnologias muito positivo todos nos apresentarmos as nossas contribuicoes via rede social,obrigado camaria menbro do grupo PILLETI.

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  24. Elvira Madivádua Turma A2 4ano Piletti24 de outubro de 2010 às 13:21

    Caros Colegas, agradeço pelos comentários acerca do trabalho concernente ao atendimento psicológico feito a alunos com dificuldades na disciplina de matemática. Este trabalho não se refere a um plano de aula, como alguns colegas imaginaram, mas sim de um aconselhamento psicológico. Um plano de aula contem categorias e funções didáticas, enquanto que um aconselhamento contém a identificação do problema e estratégias de reorientação, com vista a ajudar o cliente a ultrapassar o referido problema. De notar que este aconselhamento foi grupal. Dizer que este trabalho e as vossas críticas e sugestões nos ensinaram bastante.

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  25. Dulce Alfredo Macuacua, turma A2, Picologia Escolar,Aeronautica24 de outubro de 2010 às 21:23

    Agora que a colega Elvira explicou, ja estou a entender. Estavamesmo aerea pensando k se tratasse de uma aula. mesmo assim colegas, sera que so 45minutos foram sufecientes para o tal aconselhamento em grupo?

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  26. Dulce Alfredo Macuacua,TurmaA2, Psicologia Escolar,Aeronautica24 de outubro de 2010 às 21:31

    Fora do aconselhamento em grupo, nao acham que deveria ter se realizado de forma individual? talvez desse modo pudesse se ter uma visão mais ampla do problema. ou talvez mesmo o professor pode estar na origem do mesmo na sua lencionacao.

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  27. Marcelina de Morais, A2, 4ano25 de outubro de 2010 às 08:06

    acho que o grupo devia ver bem o conceito de turmas numerosas porque por ai 20 alunos penso que nao essa turma nao e grande. e tempo que leva esse atendimento nao esta aqui definido e ha muita coisa para ser tratado, devia esquematizar as sessoes de atendimento.
    Marcelina dos Anjos de Morais, A2, 4ano

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  28. o trabalho/ tema e interessante para mim como venho trabalhando com criancas por muitos anos e tenho deparado com situacoes de dificuldade dos alunos agora se introduzir o atendimento desse nivel e importante, parabem o grupo.
    Margarida Sumbana, A2, 4ano

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  29. Silvia Andrieta Mathe c1 Sao Cipriano25 de outubro de 2010 às 09:00

    O ultrapassar de forma satisfatoria as necessidades educativas especiais requer muita dedicacao por parte do professor e de todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem. Era bom que fosse incutida em todos a necessidade de muita dedicacao e trabalho para um bom trabalho de leccionacao.

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  30. Elias Salvador Nhamunze, Sao Cipriano Turma C1, 4Ano26 de outubro de 2010 às 04:26

    Parece me que a questão de objectivos é um caso sério para a maioria mas para sanar este problema a taxonomia de Bloom é uma boa prescrição aos grupos.
    Contudo estou de acordo com que o prfessor tenha sua parte de desleicho, ou até o comportamento dele frente aos alunos de não motiva-los não corrigir os trabalhos anteriores resida na falta de domínio na matéria em que lecciona, portanto são aspectos que o psicologo deveria também ter em conta na sua analise, mas os alunos, estes nào escapam também da culpa o que quer dizer que se em casa não procuram meios

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  31. Elias Salvador, Sao Cipriano, Turma C1, 4 Ano.26 de outubro de 2010 às 04:29

    Parece me que a questão de objectivos é um caso sério para a maioria mas para sanar este problema a taxonomia de Bloom é uma boa prescrição aos grupos.
    Contudo estou de acordo com que o prfessor tenha sua parte de desleicho, ou até o comportamento dele frente aos alunos de não motiva-los não corrigir os trabalhos anteriores resida na falta de domínio na matéria em que lecciona, portanto são aspectos que o psicologo deveria também ter em conta na sua analise, mas os alunos, estes nào escapam também da culpa o que quer dizer que se em casa não procuram meios auxiliares como consultas aos que estão mais abalisados na materia não irão muito longe, a escola hoge em dia não termina no edificio fisico isto é, no murro da mesma mas se espande até a casa, outro ponto que tipo de professores estes alunos tiveram em classes anteriores também conta, poís ele pode estar a dar se máximo mas se os alunos tiverem mentalizado que não são bons na área não irão além.portanto para o psicolgo ter um conhecimento aprofundado sobre esses alunos precisa aprofundar mais fazer um role de questões que incluam não apenas professor e alunos mas a familia, as escolas em que estes passaram para rever o percurso destes até então.

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  32. colegas, segundo aquilo que foram as nossas aprendizagens em aconselhamento psicologico, se o grupo apresenta "problemas de caracter semelhante", e outras caracteristicas que este grupo possui, e possivel sim efectuar um aconselhamento grupal, e o aconselhamento deste grupo deve ser efectuado em varias sessoes, e nao so na sessao por nos apresentada. durante o processo de aconselhamento (que dura varias sessoes), o psicolo/orientador educacional vai verificando as necessidades individuais de cada um e os planos de orientacao que ira elaborar, deverao estar de acordo com essas necessidades
    Suneila do grupo PILLETI

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  33. Percina Zeco, turma C1, sao Cipriano,4o Ano3 de novembro de 2010 às 03:02

    vim um pouco tarde, mas nao poderia deixar de deixar aqui um contributo meu para um tema tao convidativo como este. nao fugindo a regra, quero tbm mandar os meus parabens ao grupo PILLETI, pela exposicao feita. ora, alguns colegas preucopvam se em buscar e criticar a maneira como foi exposta a aula, mas a colega Suneila, deixa claro aqui, que, o objectivovo nao era deixar uma aula como tal, mas sim mostrar como se pode solucionar alguns problemas que se manifestam de maneira semelhante nos alunos, em relacao a cadeira de Matematca por exemplo como escolheu o grupo, e indicar alguns modos/passos que podem ser usados para a resulucao do problema e uma delas é o aconselhamento em grupo, talvez, dizer que o psicologo precisa prestar muita atencao, nas particularidades das criasncas, para nao correr o rico de administrar uma terapia de grupo quando se calhar os problemas seria de caracter individual.

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  34. o tema é interesante na medida em que este ajuda a ultrapassar os problemas de aprendizagem neste atendimento o psicólogo deveria oferecer subsídeos para o professor e o aluno. O plano desenhado não ajuda porque ele decide o que deve ser feito. Ele deve pautar por acçoes de apoio.
    Elina Samuel Dava.TC1 São Cipriano.

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