TECNOLOGIA EDUCATIVA

sábado, 18 de setembro de 2010

Métodos de ensino

Exibo agora o link (clique a seguir) do plano do 7o grupo da Anita António da Silva e outros na São Cipriano 4o Ano Turma C1 para apreciação do interessante tema sobre Métodos de ensino e agradecíamos comentários devidos. Mas quem nao tiver a paciencia de baixar o texto, leia directamente a seguir:

Duração: 50 minutos                                                                                     Escola: IFPM
Material didáctico: Manual de Didáctica Geral
Professor: Marta Matecane
Objectivo Principal: Conhecer os Métodos de ensino
Objectivos específicos: Enumerar os Métodos de Ensino
                                        Caracterizar os Métodos de ensino

Desenvolvimento da Aula
 Tema: Métodos de ensino
1. Comentários do grupo em relação ao tema
Caro colegas!
            Na presente aula falar-se-á de métodos de Ensino como caminhos a serem usados na concretização  dos objectivos pré-definidos.
            Apela-se a todos docentes a desenharem um plano metódico para a leccionação das aulas.

2. o grupo  de acordo com as bibliografias consultadas dá o seguinte conceito de Métodos de ensino.
Métodos de Ensino
Segundo Nerici, 1991, é o caminho para atingir um objectivo com os meios adequados, são acções do professor pelas quais se organizam as actividades de ensino e dos alunos para atingir os objectivos.
            Segundo o mesmo autor acima citado, destacam-se os seguintes métodos:
1.Método de exposição pelo professor: o professor deve mobilizar a actividade interna do aluno, de concentrar-se, de pensar articulando com outros procedimentos:
a)      Exposição verbal: sua função é explicar um assunto desconhecido, o professor deverá estimular sentimentos, instigar a curiosidade, relatar sugestivamente um facto, descrever com vivacidade uma situação real, fazer leitura expressiva;
b)      Demonstração: é a forma de representar fenómenos e processos reais;
c)      Ilustração: é a forma de representar factos e fenómenos reais através de gráficos, mapas, esquemas etc. Requerer dos alunos capacidade de concentração e observação;
d)     Exemplificação: é um meio auxiliar a exposição verbal.
 2 Método de trabalho independente: são actividades realizadas pelos alunos dirigidas (estudo dirigido) e orientadas pelo professor.
Para que esse método seja eficiente, o professor precisa:
  • Dar tarefas claras e acessíveis;
  • Assegurar condições de trabalho;
  • Acompanhar de perto;
  • Aproveitar o resultado para toda a classe.
 3. Elaboração conjunta: interacção entre alunos e professor. É a conversação, aula dialogada com elaboração de perguntas que leve os alunos a reflexão.
 4. Método de trabalho em grupo: consiste basicamente em distribuir temas de estudo iguais ou diferentes de três a três alunos. A finalidade do trabalho em grupo é de obter a cooperação entre si na realização de uma tarefa.
            A escolha e organização dos métodos deve corresponder à necessária à necessária unidade, objectivo –conteúdo -método (depende do outro para ter sucesso). Também implica o conhecimento das características dos alunos, ou seja, o tipo de alunos quanto à capacidade de assimilação, quanto as suas características sócio – culturais e individuais, condições físicas, tempo disponível.
 3.Tarefa
            Por forma a melhor percepção do tema, o grupo sugere aos leitores a realização das seguintes tarefas:
a)      Que critérios são usados na selecção dos métodos a serem usados numa aula;
b)      Será que existe um método específico para cada aula?
c)      O método expositivo compreende vários procedimentos. Escolhe pelo menos dois e comente-os.
d)     Qual é a disciplina que enfatiza mais o uso do método do trabalho em grupo.
 4. Recomendações:
            De modo a aprofundar melhor as leituras sobre o tema em destaque, o grupo recomenda a leitura das seguintes obras:
·         LIBANEO, José Carlos, Didáctica geral, cortez, S. Paulo editora Atlas, S. Paulo 1991
·         PILETTI, Claudino, Didáctica geral, 6ª edição, editora Ática, S. Paulo 1986.


10 comentários:

  1. Beatriz Fernando Domingos.UP A423 de setembro de 2010 às 14:03

    Quanto ao conteúdo acho que o grupo deveria trazer conceitos de métodos de ensino de outros de modo a que os alunos comparem os conceitos. Na aula não esplicitos as actividades do professor e dos alunos, seria bom que o grupo deixa se claro estes aspectos de modo a ser alcançados os objectivos facilmente.

    ResponderEliminar
  2. parabenizar o grupo pelo trabalho, dizer que s tratando de tecnologiasa educativas o grupo devia procurar trazer exemplos de novos metodos ligados as tecnologias educativas atendendo que o PEA e um processo dinamico, por isso propunha que o grupo desse alguns exemplos de como trabalhar utilzando as tecnologias. Leonilde T.A2 aeronautica

    ResponderEliminar
  3. lili Sonia Gemo T.A - Aeronautica21 de outubro de 2010 às 05:55

    Boa tarde. O trabalho foi abordado de forma clara e os conceitos nos elucidam sobre o tema, o que eh imporante. Relativamente a diferenciaciacao das actividades quanto do professor como do aluno, penso que estao explicitas nas formas de linguagem, e esta feramenta ate certo ponto gere-se pela economia mental.

    ResponderEliminar
  4. centro Sao Cipriano, Psicologia Escolar C1 4 ano, Nelson Fastudo.
    o tema em estudo e muito importante pra nos que sguimos a carreira docente, visto que para que alcancemos os objectivos de uma aula e necessario que tenhamos antes os metodos que nos levara ao alcance dos objectivos. digo que estao de parabens os colegas pela forma como expozeram o plano, os conceitos e as recomendacoes. o 7grupo da C1 cometeu uma pequena falha ao escrever objectivo principal, eu acho que deviam ter escrito objectivo geral como sao referenciados nos livros de didactica de geral de Pilett, Libaneo, Nerci e outros,e os objectivos especificos nao foram bem especificados porque enumerar e caracterizar nao sao verbos mensuraveis eu pro que seja " identificar, indicar, e mais overbos que demonstram coisas imediatas palpaveis, dizer tambem que a aula nao tem funcoes didacticas, nao tem divisao do tempo.

    ResponderEliminar
  5. Santa Ana Matola Sao Cipriano Turma C1 4 ano Psicologia Escolar23 de outubro de 2010 às 01:33

    Santa Ana Matola, Turma C1, 4º ano São Cipriano, Psicologia Escolar, dissi…

    O tema escolhido é muito interessante, pois, ajuda o professor a se guiar na escolha do método adequado para uma aula bem planificada. O grupo foi claro na exposição dos conteúdos embora achei que o material didáctico, não foi suficiente, poderia além do manual projectar alguns slides para que a aula não seja monótona o que pode criar preguiça nos estudantes em formação. Se assim o fizer será uma experiência para os futuros professores, para que um dia também sejam criativos. Está de parabéns o grupo.

    ResponderEliminar
  6. Elvira Madivádua Turma A2 4ano Piletti24 de outubro de 2010 às 13:55

    Parabéns pela sabia maneira como elaboraram o vosso plano de aula e pelo tema por vós proposto. Pude notar que não tomaram em consideração as funções e categorias didácticas. Deram primazia ao conteúdo e deixaram de lado as estratégias onde o aluno participaria activamente para a construção do conhecimento.

    ResponderEliminar
  7. Elias Salvador nhamunze, Sao Cipriano turma C1 4Ano26 de outubro de 2010 às 04:24

    Num plano são indispensáveis todos as etapas do mesmo, pois se não as obedece não prepara os alunos, não lhes convida a tereminteresse pelo que devem aprender não avalia no momento correcto não medeia no momento correcto e mais.
    Agora no tocante aos objectivos não obedeceram os prícipios da sua elaboração ( dominios: cognitivo; afectivo e psicomotor) não se fazem sentir em momento algum as actividades desencadeiadas pelo professor e pelos alunos, o método expositivo não é recomendavél para o tema aqui abordado era favoravél neste tema ter usado a elaboraçào conjunta e outros.

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que, precisamos de mudar certas coisas... ex. A Elaboracao conjunta como uma forma de socializacao, nao como metodo.

    ResponderEliminar
  9. Eu estou fazendo uma analise critica no que diz respeito ao Metodo de Elaboracao Conjunta. Sou da openiao que esse passa a ser uma forma de Socializacao, nao metodo como tal.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,preciso da vossa ajuda.

    Quero os conceitos de metodo de ensino segundo libaneo,pillet ,Narice Regina. Será existe uma contradição no tema?

    ResponderEliminar