TECNOLOGIA EDUCATIVA

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Socializacao da crianca no contexto escolar

O grupo PIAGET (2o grupo) da A4 (AERNAUTICA CIVIL) trás mais um tema sobre a socialização da criança. Vide neste elo (clique atrás). BOM DEBATE, desde já.

28 comentários:

  1. Percina Zeco, sao Cipriano, 4o Ano, turma C112 de outubro de 2010 às 02:40

    sem querer fazer um discurso,repetitiva, mas , sem escolha se nao concondar com as colegas que deixaram aqui ja as suas pinioes em relacao a esta aula, na verdade é baste dificil relacionar a fobia, com a socializacao da criaça.
    quem sabe se o grupo deixasse aqui, alguns exemplos concrectos que nos possam ilustrar como funciona esta relacao.

    ResponderEliminar
  2. parabens colegas, dizer que nao e tao dificil requer um pouco de osadia atendendo que nao tem se abordado o sufifiente esta questao. mas desde ja deixo minha contribuicao em relacao a fobia dizes que esta pode ser a chave para desistencia de alguns alunos nas escolas. a fobia pode ser de varia ordem, fobia a disciplina, ao professor, a alguns colegas de sexo oposto. em relacao aos colegas este comportamento pode indicar o exolamento a nivel social o que vai requere por parte do professor um trabalho no aspecto socializacao. Leonilde aeronautica A2

    ResponderEliminar
  3. Corina, Turma C1, 4 Ano, Sao Cipriano13 de outubro de 2010 às 02:39

    parece que ha muito que se falar em torno da socilaizacao da crianca. o trabalho dos colegas tem a essencia do socializacao, mas nao da socializacao para a crianca de 6 anos; espekha tambem a relacao da socializacao com o contexto escolar, mas nao para a crianaca de 6 anos. e eu acho que nao eh tao dificil encontar aspectos que liguem o perfil da crianca de 6 anos coom o que eh a socializacao e me parece que os grupo no geral estao um pouco desleixados quanto a isso.
    bem, a estrura do trabalho, antes de mais dizer que o problema aparece quando muito em forma de questao e nao de uma afirmacao com fez o grupo; depois o segundo objectivo especifico esta estranho, porque no trabalho nem falam de implicacoes pedagogicas nrm da relacao com a socilaizacao. nao entendo o que aconteceu, se foi o objectivo mal formulado ou se o conteudo eh que nao espelha o objectivo tracado. os tipos de socializacao...partindo de uma das ultimas definicoes de socializacao que o grupo apresenta, "...inserir o individuo nos mais varios sectores da visa social" a mim me parece que falat ai o terceiro tipo de socializacao, aquele que insere o indiivuo no mundo do trabalho - Socializacao Tercearia.
    de resto, como a escrevi no inicio, acho que a essencia da socializacao ficou aqui no vosso trabalho bem espelhada.

    ResponderEliminar
  4. Corina, Sao Ciprinao, 4 Ano, Turam C113 de outubro de 2010 às 05:19

    e eu queria muito colocar a seguinte questao aos colegas: qual seria a diferenca entre elas, de acordo com o que aprendemos das aulas de TEC este ano e mais ainda,qual seria entao a relacao entre as TIC's e as TEC's?

    ResponderEliminar
  5. Jacinta moises, sao cipriano 4° ano turma c114 de outubro de 2010 às 09:11

    Quero agradecer a colega leonilde da Aeronautica que abordou o problema das fobias em relacao a socializacao da criança no contexto escolar. Concordo com ela e dizer que existem fobias de varias ordens que fazem com que os alunos desistam nas escolas. Menciono aqui alguns tipos de fobias que podem criar transtornos na socializacao da criança. Fobia social­ e quando a criança tem medo acentuado e persistente de passar vergonha na frente dos outros, glossofobia­ medo de falar em publico, atelofobia­ medo da imperfeicao ou seja medo de cometer erros. Minha sugestão pessoal e apelar aos colegas a proporcionar um ambiente saudavel de modo a evitar que as crianças enfrentem problemas na sala de aula.

    ResponderEliminar
  6. Corina, Sao Ciprinao, Turma C1, 4 Ano19 de outubro de 2010 às 04:26

    pois...mais um comentario sobre as fobias. nao eh que eu esteja contra o tema e muito menos que esteja afirmando que o que postam aqui nao constitui verdade, alias, acho eu que ate tem muito fundamento, vi a colega Jacinta fazer desfilar aqui exemplos de algumas fobias, mas a questao que eu acho que os colegas deveriam se fazer eh porque se esta a falar de fobias numa cadiera de TEC? se ao menos respondessem isso eu acho que ate ajudavam o grupo que falou das fobias.

    ResponderEliminar
  7. Emilio Tivane,4 ano, Sao Sipriano. Psicol. Escolar21 de outubro de 2010 às 00:46

    bom, eh complicado perceber alguns assuntos, quando se expoem um tema, eu sou de opiniao que temos que nos concetrar no assunto em causa, digo isto porque o tema em causa eh a socializacao da crianca no contexto escolar e logo aprior percebo que, as criancas aque referidas, sao aquelas consideradas normais, agora, quando a colega jacinta concorda com alguns colegas que falam das fobias destas criancas, o assunto acaba nao ficando delimitado, agradecia que a colega jacinta explicasse melhor como eh que as fobias podem ser abordadas neste contexto.
    eh na escola onde varias criancas encontram o seu padrao social quando falamos da socializacao temos que ter em conta e respeitar bastante o primeiro agente de socializacao que eh a familia visto que cada familia educa o seu filho do jeito como achar melhor e, a tarefa da escola, eh uniformazar estas varias e divergentes formas de socializacao para que nao haja choque entre elas.

    ResponderEliminar
  8. Beatriz Fernando Domingos. UP turma A421 de outubro de 2010 às 01:43

    Queria agradecer sobre os comentarios deixados pra o meu grupo. Dizer que o tema era socializacao da crianca no geral, nao tinhamos a tarefa de falar das idades.Contudo, obrigada pelas criticas, e nos vamos melhor o trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Remalia Julio Langa Turma A-4 Aeronautica21 de outubro de 2010 às 03:25

    concordeo com o colega Emilio quando diz que deve-se tomar atencao ao tema. Porque socializacao nao tem nada a ver com fobias. Mas, na minha opiniao esta relacionada com a maineira como o individuo se insere na sociedade.

    ResponderEliminar
  10. Lili Sonia Gemo A-4 Aeronautica21 de outubro de 2010 às 03:31

    Boa tarde colegas. Minha opiniao eh de que se deveria delimitar os temas que se pretende abordar. Pois pensa que a fobia, embora possa constituir um obstaculo a socializacao, poderia ser abordado como um outro tema.

    ResponderEliminar
  11. este grupo fala do progresso e evolucao da crianca. Titos Fernando Alice, A2 4Ano

    ResponderEliminar
  12. tema interessante para a educacao. sem comentarios. Silva Alage , A2, 4ano

    ResponderEliminar
  13. Centro São Cipriano, Curso Psicologia Escolar, Turma C1, Nelson Fastudo.
    Primeiro parabenizar os colegas que contribuiram com as suas ideias sobre o tema em discusão “ socialização das crtianças no contexto escolar”. As ideias já colocadas pelos colegas são boas e construtivas, mas eu tenho a acrescentar que a escola não é a primeira instância de socialização, digo isso porque a criança já vem tendo o contacto social com a familia e amigos desde pequena até a idade escolar, mas a escola é o lugar onde ela vai desenvolver este processo de socialização atravez da interação social. É na escola onde ele vai ter contactos com pessoas que numa primeira fase são estranhas para ela, pessoas que nunca havia tido contactos com elas, é ai que ela começa a ver o mundo de uma forma diferente, começa a perceber a importancia de viver em sociedade.

    ResponderEliminar
  14. TERESA ARMANDO DE ALMEIDA22 de outubro de 2010 às 08:24

    Teresa Armando I.J.de Almeida
    Turma C1, Sao Cipriano

    Comentario sobre o tema< Socializacao da crianca no contexto Escolar<
    Na minha optica, a socializacao da crianca no contexto escolar, e um processo interativo, necessario para o desenvolvimento atravez do qual a crianca satisfaz suas necessidades e nele assimila a cultura onde de forma reciproca a sociedade se desenvolve. No inicio a crianca encara o ambiente escolar com muita dificuldade, pois ela vem de casa timida e quando chega na escola compara que o ambiente de casa e da escola e totalmente diferente, dai que o papel do professor e muito importante para a interacao da crianca com as outras.
    Nesta perspectiva, a escola exerce um papel importante na consolidacao do processo de socializacao, pois determina o desenvolvimento cognitivo e social que vai construir a sua identidade. Ainda no contexto escolar, a crianca ganha a identidade sexual e adquiri condutas pre –sociais, aprendem o corecto com o seu meio e o que se julga incorecto.
    22 de Outubro de 2010

    ResponderEliminar
  15. Teresa Armando I J Almeida22 de outubro de 2010 às 08:25

    Teresa Armando I.J.de Almeida
    Turma C1, Sao Cipriano

    Comentario sobre o tema< Socializacao da crianca no contexto Escolar<
    Na minha optica, a socializacao da crianca no contexto escolar, e um processo interativo, necessario para o desenvolvimento atravez do qual a crianca satisfaz suas necessidades e nele assimila a cultura onde de forma reciproca a sociedade se desenvolve. No inicio a crianca encara o ambiente escolar com muita dificuldade, pois ela vem de casa timida e quando chega na escola compara que o ambiente de casa e da escola e totalmente diferente, dai que o papel do professor e muito importante para a interacao da crianca com as outras.
    Nesta perspectiva, a escola exerce um papel importante na consolidacao do processo de socializacao, pois determina o desenvolvimento cognitivo e social que vai construir a sua identidade. Ainda no contexto escolar, a crianca ganha a identidade sexual e adquiri condutas pre –sociais, aprendem o corecto com o seu meio e o que se julga incorecto.
    22 de Outubro de 2010

    ResponderEliminar
  16. Arsénia Carlos Matsinhe sao cipriano,4ºAno,201022 de outubro de 2010 às 09:50

    parabenizar o grupo que falou da socializao da crianca no contexto escolar .sao varios os agentes de socializao,a familia,escola e os meios de comunicacao .na familia é onde a crianca aprende as normas e os valores para que ela seja aceite na sociedade, a escola ela vai emplementar o que ela aprendeu em casa

    ResponderEliminar
  17. Primeiro parabenizar os colegas pelo esforco empreendido.
    segundo,acredito que Fobia seja um dos aspectos que prejudica a socializacao, mas, nao a vejo como um aspecto "chave" da socializacao deficiente, por isso, acho que o grupo poderia ter ido mais fundo observando aspectos frequentes no contexto Mocambicano.

    ResponderEliminar
  18. o tema e dde extrema importancia porque e na escola onde passa mais tempo com diferentes pessoas, cultura, status social e etnias. a escola e a segunda casa da crianca, e importante que o professor saiba respeitar as desigualidade cultural, social, economica ao conduzir o ensino, sem se desviar dos objectivos finais e gerais do PEA. Francisco Pondza, A2, 4 Ano Aeronautica.

    ResponderEliminar
  19. parabenizar o grupo por ter trazido um tema extremamente fundamental para a comunidade escolar, em particular aos professores das classes iniciais. neste contexto, a socializacao da crianca na escola e onde descobre o mundo. Osvaldo Jamisse, A2 ,4Ano, Aeronautica.

    ResponderEliminar
  20. camaria sema Ta2 aerinautica24 de outubro de 2010 às 08:15

    Dando continuidade do que alguns dos colegas aki ja dixeram podemos sim dar os parabens ao grupo pelo grande esforco pelo seu trablho,so que nos temos sempre tomar em consideracao que os temas que nos sao abordados temos que relacionar Tics/tecs como a nossa colega Corina afirma,isto e nao deixar que as fobias nao estejam dentro do tema da socializacao,estao sim concordo com aopniao dos colegas que falarm sobre a fobia o que foi certo,mas temos que ir mais alem e nao irmos para longe do que nos foi abordado.

    ResponderEliminar
  21. ZITA MANUEL Z. VONTADE T.A4 PSICOLOGIA25 de outubro de 2010 às 04:54

    QUERO EM PRIMEIRO LUGAR AGRADECER AOS COLEGAS QUE ESCOLHARAM O TEMA "SOCIALIZACAO DA CRIANCA" PORQUE, E UM TEMA PERTINENTE NA MEDIDA EM QUE AJUDA AS CRIANCAS A SABER COMPORTA-SE NA SOCIEDADE COMO DEVE SER.ESTAO DE PARABENS OS ELEMENTOS DO GRUPO.

    ResponderEliminar
  22. bom, gostei do trabalho, dizer que e importante a socializacao na escola.
    Margarida Sumbana, A2, 4ano

    ResponderEliminar
  23. parendizar o grupo pelo esfoco em ter nos trazido um tema que merece uma atencao para mim e outros colegas em geral para a consciecializacao do professor para levar a serio o papel de socializar os alunos na escola. Ermelinda Tomo, A2, 4ano

    ResponderEliminar
  24. sansao jossias sigauque turma C1 sao cipriano25 de outubro de 2010 às 08:41

    Sem, contudo, querer menosprezar a socialização primária, aquela que ocorre no meio familiar, a escola exerce um papel importante na consolidação do processo de socialização, isto é, é determinante para o desenvolvimento infantil e, portanto, para o curso posterior de sua vida.

    A criança chega à escola levando consigo aspectos constitucionais e vivências familiares, porém o ambiente escolar será uma peça fundamental em seu desenvolvimento. É na escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo e se adquirem os modelos de aprendizagem através da aquisição dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade.

    A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança, como o desenvolvimento das relações afectivas, a habilidade de participar em situações sociais, a aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa, o desenvolvimento da identidade sexual, das condutas pró-sociais e da própria identidade pessoal.

    ResponderEliminar
  25. Sem, contudo, querer menosprezar a socialização primária, aquela que ocorre no meio familiar, a escola exerce um papel importante na consolidação do processo de socialização, isto é, é determinante para o desenvolvimento infantil e, portanto, para o curso posterior de sua vida.

    A criança chega à escola levando consigo aspectos constitucionais e vivências familiares, porém o ambiente escolar será uma peça fundamental em seu desenvolvimento. É na escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo e se adquirem os modelos de aprendizagem através da aquisição dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade.

    A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança, como o desenvolvimento das relações afectivas, a habilidade de participar em situações sociais, a aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa, o desenvolvimento da identidade sexual, das condutas pró-sociais e da própria identidade pessoal.

    ResponderEliminar
  26. Adelaide A2 Aeronáutica Weeber
    A escola faz parte da integração não só intervém para a transmissão de conteúdos científico, culturais como também é influenciada pelo meio em que a criança se encontra, o desenvolvimento das relações afectivas, do desenvolvimento de habilidades é aplicada participando na sociedade a partir da aquisição dos conteúdos com as competência.

    ResponderEliminar
  27. Sílvia Maria Ferreira, Turma C1, São Cipriano, Psicologia Escolar26 de outubro de 2010 às 04:30

    Dando o meu contributo ao tema, Socialização da crianças no contexto escolar, disser que a escola exerce um papel importante para socialização da criança, pois é la que ela vai desenvolver habilidades,capacidades e formas de adaptação no meio social. Quanto a fobia, este é um problema que é encarado por muitas criaças principalmente nos primeiros
    anos de escolaridade. Cabe ao professor, a
    tarefa que incentivar a criança de modo a que esta fique motivada para aprendizagem.

    ResponderEliminar
  28. Jacinta moises, sao cipriano 4° ano turma c131 de outubro de 2010 às 09:47

    Actualmenete os estudantes de psicologia tentem encontrar solucoes possivis de modo a ajudar as criancas nas escolas quanto ao tema orientacao vocacional abordado pela colega Lili Sonia gemo a4 aeronautica.É de salientar que este tema é de extrema importancia uma vez que as criancas estao familiarizadas com a idade de uma de uma vovacao, pois veem os pais e familiares e outros regressando do trabalho regularmente. Tendo iss em conta deve fazer parte do programa escolar familiarizar aos alunos com o mundo do trabalho. assim as criancas aprendem sobre o seu ambiente e alargando o seu conhecimento e a sua ansiedade sobre o ambiente.

    ResponderEliminar