TECNOLOGIA EDUCATIVA

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A sociologia ...tambem ...no contexto escolar

Este grupo não se identifica com o material que me enviou, espero que o façam
aqui durante o debate. Tal coisa. Encontre as ideias do mesmo aqui neste link.

11 comentários:

  1. Corina, Sao Cipriano, 4 Ano, Turma C111 de outubro de 2010 às 04:30

    apesar de achar o tema "fobia" muito interessante do ponto de vista medico, nao estou a entender porque o grupo trouxe esta questao para o tema de socializacao da crianca de 6 anos no contexto escolar. eh obvio que podem-se desenvolver alguns comportamentos patologicos mas se assim o for o tratamento dentro do trabalho nao esta claro, nem para o contexto escolar muito menos para a crianca de 6 anos. pelo que agradecia que o grupo ou o colega que o escreveu nos esclareca exactamente o que pretendia com o tema, para que possamos fazer comentarios mais dentro do contexto.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a colega que comentou acima.
    A fobia e uma patologia que desperta muito interesse,e pode interferir no Processo de Socializacao mas, segundo aquela que foi a minha percepcao em relacao ao trabalho que nos foi recomendado, deveriamos fazer um slide show usando o powerpoint, com o tema Socializacao da crianca no contexto escolar. E aqui deveriamos falar do Processo de Socializacao desta no seu todo.
    Agradecia que o grupo desse uma melhor explicacao do que pretendiam para uma melhor percepcao da nossa parte.

    ResponderEliminar
  3. Quanto mais nova a criança mais individual e egocêntrica é a sua brincadeira. A essa centração da criança nela mesma, Piaget chama de egocêntrica, não significando com isso uma hipertrofia de consciência do eu mas simplesmente uma incapacidade momentânea da criança de descentrar-se , isto é colocar-se em outro ponto demonstra que não o próprio.
    A medida em que a criança interage com os outros vai construindo relações e conhecimentos a respeito do mundo em que vive, esse conhecimento ainda não é suficiente para que a criança estabeleça relações de grupo.
    Esta autocentração é característica nas crianças quando ingressa nas classes de educação infantil aos poucos a escola e a família, em conjunto devem favorecer uma ação de liberdade para essa criança. Desta os processos de socialização se dará gradativamente, através das relações que ela irá estabelecer com seus colegas na escola.

    ResponderEliminar
  4. Percina zeco, sao Cipriano, 4o ano, turma C114 de outubro de 2010 às 22:48

    bem, tal como alguns colegas eu continuo sem perceber por que motivos temos fobias no tema socializacao da criança de 6 anos no contexto escolar, começo a ficar com duvidas daquilo que era o objectivo de se trazer este tema, mas aí pergunto: será que o tema tinha de ser abordao de diferentes maneiras? quem sera que ta certo ou quem esta errado? na verdade pra mim quando se aopresentou este tema, pensei que talvez fosse pra se falar do comportamento das crianças quando entrassem no ambiente escolar nos primeiros anos , talvez ate falar das diferenças que se pode encontrar ou o comportamento manifestado pelas crinças que vem das creches em relacao às que nunca estiveram na creche, que do convivio com a familia apenas foram directo à escola.e onde é que colocamos as fobias

    ResponderEliminar
  5. Corina, Sao Cipriano, 4 Ano, Turma C115 de outubro de 2010 às 00:22

    faco das minhas as palavras da colega Percina e mais, queria muito entender o contracomentario da colega Balbina que me parece mais descontextualizado que o proprio tema. do que esta a falar afinal? bem, eu nao entendo. nao era suposto comenatrmos sobre o tema em debate? ou sera aue ste espaco eh para cada um deixar ficar o seu pensamento sobre o que quiser? colega Balbina, nao me entenda mal mas hade convir que o seu comentario esta para la de fora do contexto.

    ResponderEliminar
  6. Emilio Tivane, turma C1, sao Cipriano, 4o ano19 de outubro de 2010 às 04:04

    o tema socializacao da crianca de 6 anos no contexto escolar e interessante na medida em que para o futuro professor/psicologo escolar podera servir como ferramenta para o seu ambiente de trabalho por tanto, acho que e importante que deixemos comentaruos uteis para aposterior utilizacao, na verdade eu queria perceber em que contexto se encontra a colega Balbina, no seu comentario em relacao aos temas que aqui ja correram.pode me situar?

    ResponderEliminar
  7. Percina Zeco, turmaC1, 4o ano, sao Cipriano20 de outubro de 2010 às 11:41

    Num dos trabalhos que li, com o tema socializaçao da crinça no contexto escolar, o grupo falava da nao valorizacao da bricandeira, e a nao consideraçao das particularidades da crinça pelo curriculo.
    para começar, quero concordar com o grupo quando diz que a brincaneira devia ser valoriza assim como as particularidades da criança, sabendo se que cada individuo tem realmente suas particularidades, mas, será que o grupo nao esta indo longe demais quando poe em causa o curriculo? nao seria o professor quem deveria tomar conta das actividaes a desnvolver, incluindo a propria bricandeira, claro. nao é tarefa do professor respeitar as particularidades das crianças?
    os colegas ainda dizem que as crinças sao confrontadas com materia durrissima na escola, estao querendo com isto dizer que o curriculo foi mal desenhado? será isto verdade?
    e qual seria na vossa optica o curriculo ideial pra seis anos (1a classe)?
    volto a fazer esta pergunta pergunta: sera que nao ha um mal entendido naquilo que é o real objectivo deste tema socializacao da criança no contexto escola?

    ResponderEliminar
  8. Maria Delfina Marrima, 4ºano turma c1, são cipriano

    A socialização do aluno é um processo gradual, que deve ser construído nos diversos
    ambientes em que as crianças e os adolescentes estão inseridos. Vários factores são
    determinantes para que este processo ocorra: educação familiar, acesso à educação
    formal, convívio com outros grupos sociais - parentes, vizinhos, igreja etc. -, acesso à
    cultura, entre outros. Factores biológicos, questões culturais, histórico familiar
    (hereditariedade e referencial de educação), condição socioeconómica e condições
    adequadas de saúde também interferem neste processo. Os factores biológicos vêm
    sendo investigados por profissionais de saúde mental e têm forte influência no padrão
    de comportamento do indivíduo.
    Outros factores que norteiam e promovem o processo de socialização são: as condições
    de saúde mental da criança e de seus familiares, a construção de vínculo afectivo, a
    valorização do potencial da criança, o suporte emocional, a referência moral e ética de
    comportamento, a presença efectiva e adequada das figuras parentais e a segurança
    física e emocional.

    ResponderEliminar
  9. Isabel Mazias, 4º ano Tc1 sao cipriano

    Colega Delfina,
    A escola detém uma importante parcela na construção deste processo, pois oferece ao
    aluno a oportunidade de vivenciar situações tanto de “conforto” social como de desafio,
    colocando à prova suas habilidades sociais. A socialização e o processo de aprendizagem caminham juntos. Quando uma está comprometida, a outra tende a sofrer prejuízos, pois a motivação, atenção e memória são pré-requisitos para ambas.
    É um grande desafio para os alunos tentar aprender em uma classe que apresenta um nível acentuado de conflitos, onde o professor tenta gerenciar a manutenção da ordem sem conseguir atender ao conteúdo curricular. Diante desta situação, encontram-se estudantes insatisfeitos, com seu potencial.

    ResponderEliminar
  10. Camaria sema turama A224 de outubro de 2010 às 07:38

    Dando continuidade o que alguns dos colegas comentaram acima,podemos dizer de um modo geral que o tema Socializacao da crinaca no contexto escolar tem sim um grande impacto para vida futura do professor/psicolgo/aluno como disse o colega Tivane,tambem posso ainda enaltecer dizendo que muitos dos colegas deram as suas contribuicoes sobre o tema que nos foi apresentado e que temos que os respeita los porque todos comentarios sao validos para a nossa aprendizagem isto è a socializacao e um tema muito vasto.

    ResponderEliminar
  11. Adelaide A2 weeber
    os comentários são bons do ponto de vista académico, mas a que usar expressões não contundentes quando comentamos fora do contexto. A socialização tem em vista ajudar mo nos uns aos outros a nos enquadrar no meio social, a relaçao professor aluno é fundamental. As condições de saúde mental da criança e de seus familiares são um dos factores a ter em conta para o psicólogo poder agir em relação a criança, ao valorizar o potencial da criança, o estado emocional, a moral e o comportamento deste mudam, e a criança se integra facilmente nos diferentes grupos de socialização.

    ResponderEliminar