TECNOLOGIA EDUCATIVA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Material de consulta para o ensaio

Coloquei nas postagens anteriores textos de apoia para a producao do ensaio. O material compreende tres blocos principais a saber:
  1. As novas tecnologias da informação e da comunicação - com 2 textos
  2. A tecnologia na aprendizagem e na formação - com 5 textos
  3. A concepção, realização e avaliação de software multimédia educativo - com 6 textos

13 comentários:

  1. Corina, Sao Cipriano, 4 Ano, Turma C119 de outubro de 2010 às 04:30

    Doutor, nao acha que eh material demais para se ler e consultar em menos de uma semana? eu falo porque como ja bem deve ter notado o grosso dos coelgas nao consegue por vario smaotivos ter acesso ao computador e a inernet, sabe-se la quando vao ler e como vao fazer para imprimir 88 paginas! sim, soa 88 paginas se convertido pra o word! nao minha modesta opiniao o Doutor podia ter posto so aquilo que acha que sera cetamente e mais objectiamente util para a elabaoracao do nesaio. eu mesma nao tenho como imprimir 88 paginas! 13 textos...de entre os quais alguns com opinioes pessoais de individuos que desconhecemos, alguns textos falam sobre o Brazil....

    ResponderEliminar
  2. Corina, Sao Cipriano, 4 Ano, Turma C119 de outubro de 2010 às 04:32

    o que significa que ainda teremos a tarefa de contextualizar os conteudos a relaidade mocambicana, o que acarreta ler todos os textos sem deixar uma folhinha de fora. bem eu acho que isto mais vai atrapalhar a atrasar os estudantes. se fosse possivel achar um keio termo, era bem bom. nao acham colegas?

    ResponderEliminar
  3. Compreendo. Mas estes sao entre outros, materiais de consulta. Ninguem esta pedir para se imprimir. Pode baixar os artigos ou passar para uma flashdrive para leitura posterior (offline). Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. pois tambem concordo com o DR ,porque este material e para nos alunos nos orientarmos,dar um exemplo colega podemos por num flash(o que o dr ja dixe acima) e passar para os colegas que nao tem acesso a internet como nos fazemos na nossa turma .obrigado pela comprenssao e ainda enaltecer dizendo que esta cadeira veio desenvolver a habilidade de muitos alunos futuros psicolgos dentro das tecnologias uma delas e este nosso blog em que todos nos podemos apresentar as nossas ideias e ainda participar de muitos trabalhos que os nossos colegas fizeram.

    ResponderEliminar
  5. Corina, Sao Cipriano, 4 Ano, Turma C126 de outubro de 2010 às 00:32

    certamente a colega Camarina tem um computador em casa ou internet...para fazer tamanho comentario. mas se me puder responder como se faz uma sintese de algo que nao se leu? e como ler se nao se tem computador em casa e nem dinheiro suficiente para estar num internet cafe fazendo esste trabalho? e mesmo que passe para o flash, de que serviria se nao tem computador em casa? pedir algume? um amigo quem sabe? pois....concordar eh muito mais que dizer SIM. eh saber que SIM.

    ResponderEliminar
  6. Maria Lucinda Macuacua Tule Adler TA4 disse...
    Concordo com o grupo pieget porque de facto a fobia pode dificultar ou contribuir para a fraca socializacao da crianca, isto porque em alguns casos pode torna la timida e com dificuldade de se relacionar com membros do seu meio.

    ResponderEliminar
  7. Dulce Ricardo Pene, Freud, TA4 disse...
    Em primeiro lugar parabenizar a disciplina que e importante para a minha formacao assim como para o nosso dia a dia.Elogiar o professor pela paciencia que tem tido conosco em seguida dizer que a socializacao comeca na sociedade assim sendo para que a aprendizagem ocorra em perfeitas condicoes o individuo deve estar inserido no meio social.

    ResponderEliminar
  8. Luisa Gabriel Fumo, TA4 Adler disse...
    socializacao e um processo que permite a insercao dos individuos na sociedade.deste modo acho ser um tema de extrema importancia para mim como psicologa escolar porque ajuda me a lidar com diferentes tipos de individuos com varios tipos de personalidades.Salientar que a socializacao na aprendizagem facilita a interacao.

    ResponderEliminar
  9. Galawene Jose Novela,Sao Cipriano,Turma C1,Psicologia Escolar 4ano27 de outubro de 2010 às 06:35

    so queria concordar e parabemizar os comentarios da colega corina pela belissima apreciacao que teve.defacto existem colegas com diversas dificuldades de poder ter acesso a um computador e navegar na internente.se todos pudessemos claro que seria uma grande valia para todos nos.mas em fim temos que regacar as mangas da camisa e trabalhar,pois nao nos resta outra alternativa.

    ResponderEliminar
  10. Corina, Sao Cipriano, 4 Ano, Turma C127 de outubro de 2010 às 07:07

    e diga-me colega Galawene, como pode um estudante ter um deempenho satisfatorio trabalhando sobre pressao? com alternativas tao fechadas e limitadas? emfim, no final estas com a razao...o docente nao nos deixou outra alternativa. facamos o maximo que pudermos. enos ajudemos se possivel.

    ResponderEliminar
  11. Francima Afonso Mucanse, 4ºAno, Turma C1, Psicologia Escolar31 de outubro de 2010 às 20:59

    Francina Afonso Mucanse, Turma C1, 4º ano São Cipriano, Psicologia Escolar

    È de louvar o grupo piletti da turma A2 pelo trabalho elaborado cujo tema é: Atendimento psicológico dos alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática, é um tema muito interessante, uma vez que ultimamente tem se falado muito a cerca da qualidade do ensino.
    Para a resolução de um problema, o primeiro passo dar é identificar as causas, neste caso, o psicólogo conseguiu, conforme relata o grupo, penso que para o professor r alunos foi um grande apoio.
    Força grupo, vamos em frente.

    ResponderEliminar
  12. Francima Afonso Mucanse, 4ºAno, Turma C1, Psicologia Escolar31 de outubro de 2010 às 21:06

    Francina Afonso Mucanse, São Cipriano, T C1, 4ºano, Psicologia Escolar
    Primeiro quero parabenizar o grupo por ter trazido um tema que mexe com todos, Consequências das drogas na vida dos jovens,
    pela sua pertinência. Durante a leitura fiquei com uma dúvida sobre os termos, consumo de drogas e consumo de bebidas alcoólicas, será que tem o mesmo significado? O grupo define Drogas como substâncias que afectam o funcionamento normal do nosso organismo. Dentre elas destaca o fumo do cigarro, as bebidas alcoólicas, e outros que podem influenciar as nossas emoções e percepções. Será que aqueles que acompanham as refeições com uns 100 ml de vinho estão se drogando?
    Vamos dialogando.

    ResponderEliminar
  13. Agostinho Francisco Ramane-TC1, São Cipriano, 4º ano1 de novembro de 2010 às 01:00

    Sintam-se parabénizados todos os grupos.
    Sou Agostinho Francisco Ramane do 4º Ano, TC1, São Cipriano, para mim tenho a tecer o seguinte comentário: O tema a Socialização da criança no contexto escolar, na minha opinião é de grande interesse para a nossa camada de futuros psicólogos, pois é interessante observar hoje em dia o fenómeno da crescente emancipação das crianças em relação a escola. Do ponto de vista social a própria escola é uma sociedade, porque nela se encontram todos elementos da vida social.
    Por, Agostinho Francisco Ramane, TC1, São Cipriano, Psicologia Escolar. Em socialização da criança no contexto escolar.

    Agostinho Francisco Ramane, 4º Ano, TC1, São Cipriano. Os meus parabéns, é de louvar o grupo na sua abordagem do tema referente Socialização da criança no contexto escolar, apenas é reforçar que a Escola como órgão social como diz o John Dewey tem três funções específicas: Em primeiro lugar é de oferecer um ambiente social simplificado, seleccionandos os factores fundamentais e ordenados de modo progressivo, segundo lugar, é de eliminar os traços nocivos do meio, para que não influam nos hábitos mentais e em terceiro lugar, é de criar um ambiente mais amplo e mais equilibrado.
    Por, Agostinho Francisco Ramane, 4º Ano, TC1, São Cipriano, Psicologia Escolar, em Socialização da criança no contexto escolar.


    Agostinho Francisco Ramane, 4º Ano, TC1, São Cipriano. Antes porem, saudar o grupo que abordou o tema Orientação Vocacional, apenas aqui quero acrescentar que a orientação vocacional ou profissional e a orientação escolar têm uma pequena diferença que é: A orientação vocacional ou profissional se refere ao trabalho que a profissão recomendáveis naquela ocasião, enquanto a orientação escolar tem por fim aconselhar os alunos o género de educação que devem seguir ao término da escolaridade obrigatória. Portanto uma tem carácter predominantemente vocacional enquanto a outra é intelectual. No fundo, porém, são a mesma coisa, pois ambas se baseiam no estudo das aptidões dos indivíduos e recomendação da actividade para qual parece mais apropriado.
    Por, Agostinho Francisco Ramane, 4º Ano, TC1, São Cipriano. Psicologia Escolar. Em orientação vocacional

    ResponderEliminar