3. Apresentação
Tema:
A socialização da criança no contexto Escolar
Problema:
Porque há diferença de socialização nas crianças no contexto Escolar?
Objectivo geral
- Conhecer os aspectos que influenciam na socialização da criança no contexto Escolar.
Objectivos específicos
- Indicar as etapas da socialização;
- Caracterizar as etapas da socialização;
- Identificar os factores da socialização;
- Mencionar os agentes que influenciam na socialização;
- Indicar os de socialização.
Tipos de socialização
· Social Primária e Secundária.
A socialização Primária é aquela que acontece em casa, ou seja, no contexto familiar.
Nesta fase, o indivíduo aprende os valores, os padrões de conduta e as vivências.
Socialização Secundária é aquela que acontece desde a pré -Escola ate á morte.
Nesta fase o indivíduo aprende a lidar com a sociedade em geral, grupo de amigos, pares, na Escola, na igreja, serviço, etc, por exemplo.
Os factores que influenciam na socialização
· Sociais;
· Políticos;
· Económicos;
· Religiosos;
· Genéticos e pessoais.
Há diferenças de socialização das crianças nas escolas, na maioria dos casos por causa das diferenças sociais, ou problemas de deficiência, crenças religiosas, problemas económicas, falta de auto- estima, auto- confiança.
Agentes que influenciam na socialização
· Família e a sociedade.
Etapas da socialização
1ª fase: desde nascimento ate a pré -Escola
Nesta fase a família desempenha um papel preponderante, pois é ela o principal agente socializada é importante que a família eduque a criança para que ela cresça com auto-estima, para que no futuro não tenha barreiras, ou seja, não se sinta acanhada perante outras crianças dependendo daquilo que ela é.
2 ª Fase é a que corresponde a idade pré- Escolar ate adolescência.
Esta é uma fase turbulenta pois a criança vive num mundo cheio de ilusões, indecisão por causa da adolescência.
É importante que os agentes socializa dores (grupos de pares, amigos,…)
Sejam pessoas idóneas para que este não se desvie dos padrões aprendidos na socialização primaria.
1. PowerPoint
O powerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentação, cujo objectivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes madeiras.
a)Para que serve PowerPoint?
Permite que o professor use o Microsoft Office PowerPoint para fazer slides que irá facilitar uma boa compreensão no desenvolvimento da matéria e contribuir de forma positiva para melhor aproveitamento dos alunos e facilitar a vida do professor na construção da aula.
2. Ferramentas de powerPoint
- Animais;
- Apresentação diapositivos;
- Estrutura ;
- Base ;
- Inserir
- Rever.
Este e' tema do grupo COSSING DA A4, cossinga4@yahoo.com.br
ResponderEliminarO tema apresentado é de extrema importância para a sociedade em geral, pois é na escola onde encontramos o segundo tipo de socialização. No entanto dizer que a segunda fase de socialização deveria ser dividida em três fases pois encontramos a primeira infância(dos 3 aos 6 anos), a segunda infância (dos 7 aos 10 ou 11 anos) e a adoslescência. Em cada uma dessas fases existem agentes e factores que podem influenciar positiva ou negativamente na socialização.
ResponderEliminarfaltou ai a socializacao terciaria, porque apesar da crianca ja ter um contacto com as profissoes no seu meio familiar eh na escola onde ela obtem informacoes mais preparadas para o entendimento da sua idade, informacoes sobre o mundo de trabalho que a ajudem a explorar os seus interesses de carreira. as tendencias para aquela ou esta actividade podem ser um indicador forte para o caminho profissional do aluno.
ResponderEliminaracrescentar talvez que o proprio aluno eh tambem um agente da socializacao. os amigos tambem, os meios de comunicacao...ja que estamos no contexto de TEC no PEA e na PE, eh importante referir que os recursos multimedios sao um veiculo imprtantissimo de informacoes e que ajudam sobremaneira para facilitar ora dificultar o processo.
Tenho que discordar da colega Corina quando se refere que devia ser acrescentado a socializacao tercearia, porque so existem dois tipos de socializacao, a primaria e secundaria. Pois a escola faz parte da socializacao secundaria, por outras palavras encontramos a familia como o primeiro agente da socializacao e a escola, os amigos, a religiao e outros agentes como secundarios.
ResponderEliminarTema bastante interessante. louvar o esforco do grupo pelo trabalho apresentado.
ResponderEliminarsalientar apenas o nao aprofundamento dos factores que influenciam na socializacao,pois, desse modo qualquer leitor, teria uma nocao mais ampla sobre o mesmo.
O grupo focou factores do fundo na vida duma criança. Mais o desenvolvimento dos mesmos é uma “gota de água no oceano”. Por outro lado, o grupo deixou de lado um dos factores não menos importante , que é o factor educativo. Pode se considerar que é a base para que os restantes tenham uma actuação gloriosa!...
ResponderEliminarLucas Muando. São Cipriano , quarto ano em Psicologia Escolar
Os objctivos estão claros.Mas o problema levantado pelo grupo é "porque gá diferenças de socialização da criança no contexto escolar?". Não encontrei no texto a resposta ao problema levantado.
ResponderEliminarboa tarde colegas, o tema apresentado pelo grupo e naturalmente de extrema importancia porque ajuda aos pais, aos professores e a sociedade em geral perceber o quanto e importante o contributo de cada um, para a socializacao da crianca. apenas quero contribuir em dois aspectos: na minha opiniao o problema devia ser apresentado da seguinte maneira: A diferenca de socializacao no contexto escolar influencia negativamente no PEA. também é de referir que os objectivos nao estao bem claros. poderiam ser apresentados da seguinte maneira:Analise dos factores que influenciam negativamente na socializacao da criaca no contexto escolar.
ResponderEliminareu estava a ler o trabalho novamente e colegas parabens. achei que foi uma forma muito legal de abordar o tema. parabens pela imaginacao.
ResponderEliminarEste tema é bastante importante na medida em que o nosso comportamento é resultado, principalmente da socialização primária, é a base da nossa educação. o tema não foi contextualizad para cadeira estudada, isto é, de que forma os recursos multimedios podem influenciar para os vários níveis de socialização, sobretudo na idade escolar, por exemplo, como a mídia, a internet pode beneficiar ou prejudicar, na socializaçáo das crianças.
ResponderEliminarConstantino Marcos Doane, Turma C1, S.Cipriano, 4ºAno, 2010
ResponderEliminarSocializacao da crianca no contexto escolar, e um tema que me interessa bastante, pelo facto parabenizar o grupo pela excelente abordagem.
Mais penso que o grupo devia ter trazido esta abordagem para anossa realidade Mocambicana, que atavessa dificuldades serias para abordagem deste tema sobre tudo nas escolas primarias, o grupo tem os objectivos bem operacionados, apartir da definicao de socializacao,eu gostaria que o grupo fala-se quais as causas que levam as nossas criancas a abandonarem a escola, as vezes muito cedo e algumas nem se quer chegam a ir a escola, sera que a nossa questao de pobreza, influencia para este facto? as questoes culturais, penso que sao outros factores que contribuem para dificuldade de socializacao, a questao da lingua, e sabido pelo grupo que o nosso pais e multicultural e multilinguistico, como ultrapasar as diferentes linguas que podemos ter numa sala de criancas que falam linguas diferentes? e uma questao que devemos pensar todos juntos porque e bastante complexo e sensivel, e as criancas filhos de pais separados ou orfaos, como sera o nivel de socialiacao na escola? vamo reflitir em torno destas inquietacoes que acredito nao serem so minhas.
concordar com o grupo quando diz que a sociedade e a familia, sao os agentes de socializacao da familia.
de salientar que a familia sim e a principal base de socializacao da familia. Seria importante se o grupo tivesse explorado mais os factores de socializacao, nao apenas dar a conhecer.
Parabéns grupo cossing A4, vocês trouxeram-nos um tema interessante, pois que há necessidade de mudanças na nossa sociedade. É normal nos dias de hoje que a criança cresça num meio familiar ausente isto claro por motivos muitas vezes justificado, mas não determinativo para que pais, irmãos e outros intervenientes da socialização da criança não procurem outros modos de compensação desta ausência. A criança necessita nestas fases de desenvolvimento para a sua socialização, de muito amor e carinho e acompanhamento de modo a ter um salutar desenvolvimento psicológico, físico, e possa adquirir experiências positivas das gerações precedentes.
ResponderEliminarbom gostava de contribuir no seguinte aspecto e que no referente ao objectivo geral dizem que querem cohecer as cusas que influenciam a socialisaçao das crianças na escola e durante a apresentaçao so se limitam i ilustrar as causas e nao chegam a descreve-las.agora a minha questao é:sera que ja conhecem as causas?
ResponderEliminar