TECNOLOGIA EDUCATIVA

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A socialização da criança no contexto Escolar


3. Apresentação 

Tema:
A socialização da criança no contexto Escolar
 
Problema:
Porque há diferença de socialização nas crianças no contexto Escolar?

Objectivo geral
  • Conhecer os aspectos que influenciam na socialização da criança no contexto Escolar.

Objectivos específicos
  • Indicar as etapas da socialização;
  • Caracterizar as etapas da socialização;
  • Identificar os factores da socialização;
  • Mencionar os agentes que influenciam na socialização;
  • Indicar os de socialização.

Socialização é um processo de integração dos indivíduos em diferentes contextos.
Tipos de socialização
·         Social Primária e Secundária.

A socialização Primária é aquela que acontece em casa, ou seja, no contexto familiar.
Nesta fase, o indivíduo aprende os valores, os padrões de conduta e as vivências.

Socialização Secundária é aquela que acontece desde a pré -Escola ate á morte.
Nesta fase o indivíduo aprende a lidar com a sociedade em geral, grupo de amigos, pares, na Escola, na igreja, serviço, etc, por exemplo.

Os factores que influenciam na socialização
·         Sociais;
·         Políticos;
·         Económicos;
·         Religiosos;
·         Genéticos e pessoais.

Há diferenças de socialização das crianças nas escolas, na maioria dos casos por causa das diferenças sociais, ou problemas de deficiência, crenças religiosas, problemas económicas, falta de auto- estima, auto- confiança.

 Agentes que influenciam na socialização
·         Família e a sociedade.

 Etapas da socialização

1ª fase: desde nascimento ate a pré -Escola
Nesta fase a família desempenha um papel preponderante, pois é ela o principal agente socializada é importante que a família eduque a criança para que ela cresça com auto-estima, para que no futuro não tenha barreiras, ou seja, não se sinta acanhada perante outras crianças dependendo daquilo que ela é.

2 ª Fase é a que corresponde a idade pré- Escolar ate adolescência.
   Esta  é uma fase turbulenta pois a criança vive num mundo cheio de ilusões, indecisão por causa da adolescência.
 É importante que os agentes socializa dores (grupos de pares, amigos,…)
Sejam pessoas idóneas para que este não se desvie dos padrões aprendidos na socialização primaria.
1. PowerPoint

O powerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentação, cujo objectivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes madeiras.

a)Para que serve PowerPoint?
 Permite que o professor use o Microsoft Office PowerPoint para fazer slides que irá facilitar uma boa compreensão no desenvolvimento da matéria e contribuir de forma positiva para melhor aproveitamento dos alunos e facilitar a vida do professor na construção da aula. 


2. Ferramentas  de  powerPoint 
  • Animais;
  • Apresentação diapositivos;
  • Estrutura ;
  • Base ;
  • Inserir
  • Rever.
 


13 comentários:

  1. Este e' tema do grupo COSSING DA A4, cossinga4@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Beatriz Fernando Domingos.UP Turma A427 de setembro de 2010 às 10:37

    O tema apresentado é de extrema importância para a sociedade em geral, pois é na escola onde encontramos o segundo tipo de socialização. No entanto dizer que a segunda fase de socialização deveria ser dividida em três fases pois encontramos a primeira infância(dos 3 aos 6 anos), a segunda infância (dos 7 aos 10 ou 11 anos) e a adoslescência. Em cada uma dessas fases existem agentes e factores que podem influenciar positiva ou negativamente na socialização.

    ResponderEliminar
  3. Corina Pinto, Sao Cipriano, 4ano PE28 de setembro de 2010 às 00:42

    faltou ai a socializacao terciaria, porque apesar da crianca ja ter um contacto com as profissoes no seu meio familiar eh na escola onde ela obtem informacoes mais preparadas para o entendimento da sua idade, informacoes sobre o mundo de trabalho que a ajudem a explorar os seus interesses de carreira. as tendencias para aquela ou esta actividade podem ser um indicador forte para o caminho profissional do aluno.
    acrescentar talvez que o proprio aluno eh tambem um agente da socializacao. os amigos tambem, os meios de comunicacao...ja que estamos no contexto de TEC no PEA e na PE, eh importante referir que os recursos multimedios sao um veiculo imprtantissimo de informacoes e que ajudam sobremaneira para facilitar ora dificultar o processo.

    ResponderEliminar
  4. Beatriz Fernando Domingos.UP Turma A429 de setembro de 2010 às 03:21

    Tenho que discordar da colega Corina quando se refere que devia ser acrescentado a socializacao tercearia, porque so existem dois tipos de socializacao, a primaria e secundaria. Pois a escola faz parte da socializacao secundaria, por outras palavras encontramos a familia como o primeiro agente da socializacao e a escola, os amigos, a religiao e outros agentes como secundarios.

    ResponderEliminar
  5. Dulce Alfredo Macuacua, Turma A2,Psicologia Escolar, Aeronautica29 de setembro de 2010 às 23:55

    Tema bastante interessante. louvar o esforco do grupo pelo trabalho apresentado.
    salientar apenas o nao aprofundamento dos factores que influenciam na socializacao,pois, desse modo qualquer leitor, teria uma nocao mais ampla sobre o mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Lucas Muando, São Cipriano-4 ano em Psicologia Escolar30 de setembro de 2010 às 08:36

    O grupo focou factores do fundo na vida duma criança. Mais o desenvolvimento dos mesmos é uma “gota de água no oceano”. Por outro lado, o grupo deixou de lado um dos factores não menos importante , que é o factor educativo. Pode se considerar que é a base para que os restantes tenham uma actuação gloriosa!...

    Lucas Muando. São Cipriano , quarto ano em Psicologia Escolar

    ResponderEliminar
  7. Lili Sónia Gemo A-4 Aeronáutica30 de setembro de 2010 às 21:37

    Os objctivos estão claros.Mas o problema levantado pelo grupo é "porque gá diferenças de socialização da criança no contexto escolar?". Não encontrei no texto a resposta ao problema levantado.

    ResponderEliminar
  8. Zita Manuel Zabeto Vontade, Turma A4 Psicologia escolar - Aerenautica3 de outubro de 2010 às 02:32

    boa tarde colegas, o tema apresentado pelo grupo e naturalmente de extrema importancia porque ajuda aos pais, aos professores e a sociedade em geral perceber o quanto e importante o contributo de cada um, para a socializacao da crianca. apenas quero contribuir em dois aspectos: na minha opiniao o problema devia ser apresentado da seguinte maneira: A diferenca de socializacao no contexto escolar influencia negativamente no PEA. também é de referir que os objectivos nao estao bem claros. poderiam ser apresentados da seguinte maneira:Analise dos factores que influenciam negativamente na socializacao da criaca no contexto escolar.

    ResponderEliminar
  9. Corina, Sao Cipriano, Turma C1, 4 Ano4 de outubro de 2010 às 23:58

    eu estava a ler o trabalho novamente e colegas parabens. achei que foi uma forma muito legal de abordar o tema. parabens pela imaginacao.

    ResponderEliminar
  10. Gisela Matusse, São Cipriano, TC1, 4º Ano, PE22 de outubro de 2010 às 07:48

    Este tema é bastante importante na medida em que o nosso comportamento é resultado, principalmente da socialização primária, é a base da nossa educação. o tema não foi contextualizad para cadeira estudada, isto é, de que forma os recursos multimedios podem influenciar para os vários níveis de socialização, sobretudo na idade escolar, por exemplo, como a mídia, a internet pode beneficiar ou prejudicar, na socializaçáo das crianças.

    ResponderEliminar
  11. Constantino M.Doane, S.Cipriano, TurmaC1, 4ºAno, 201022 de outubro de 2010 às 09:31

    Constantino Marcos Doane, Turma C1, S.Cipriano, 4ºAno, 2010
    Socializacao da crianca no contexto escolar, e um tema que me interessa bastante, pelo facto parabenizar o grupo pela excelente abordagem.
    Mais penso que o grupo devia ter trazido esta abordagem para anossa realidade Mocambicana, que atavessa dificuldades serias para abordagem deste tema sobre tudo nas escolas primarias, o grupo tem os objectivos bem operacionados, apartir da definicao de socializacao,eu gostaria que o grupo fala-se quais as causas que levam as nossas criancas a abandonarem a escola, as vezes muito cedo e algumas nem se quer chegam a ir a escola, sera que a nossa questao de pobreza, influencia para este facto? as questoes culturais, penso que sao outros factores que contribuem para dificuldade de socializacao, a questao da lingua, e sabido pelo grupo que o nosso pais e multicultural e multilinguistico, como ultrapasar as diferentes linguas que podemos ter numa sala de criancas que falam linguas diferentes? e uma questao que devemos pensar todos juntos porque e bastante complexo e sensivel, e as criancas filhos de pais separados ou orfaos, como sera o nivel de socialiacao na escola? vamo reflitir em torno destas inquietacoes que acredito nao serem so minhas.
    concordar com o grupo quando diz que a sociedade e a familia, sao os agentes de socializacao da familia.
    de salientar que a familia sim e a principal base de socializacao da familia. Seria importante se o grupo tivesse explorado mais os factores de socializacao, nao apenas dar a conhecer.

    ResponderEliminar
  12. Elvira Madivádua grupo Piletti A226 de outubro de 2010 às 11:48

    Parabéns grupo cossing A4, vocês trouxeram-nos um tema interessante, pois que há necessidade de mudanças na nossa sociedade. É normal nos dias de hoje que a criança cresça num meio familiar ausente isto claro por motivos muitas vezes justificado, mas não determinativo para que pais, irmãos e outros intervenientes da socialização da criança não procurem outros modos de compensação desta ausência. A criança necessita nestas fases de desenvolvimento para a sua socialização, de muito amor e carinho e acompanhamento de modo a ter um salutar desenvolvimento psicológico, físico, e possa adquirir experiências positivas das gerações precedentes.

    ResponderEliminar
  13. Galawene Jose Novela,Sao Cipriano,4ano,C1 Psicologia Escolar6 de novembro de 2010 às 11:05

    bom gostava de contribuir no seguinte aspecto e que no referente ao objectivo geral dizem que querem cohecer as cusas que influenciam a socialisaçao das crianças na escola e durante a apresentaçao so se limitam i ilustrar as causas e nao chegam a descreve-las.agora a minha questao é:sera que ja conhecem as causas?

    ResponderEliminar