TECNOLOGIA EDUCATIVA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Orientação Vocacional


Escola secundaria da Matola
Disciplina: orientação escolar e Profissional
Professor: 6◦ grupo, Turma A4
Duração: 45 minutos
Classe: 12ª
Métodos: elaboração conjunta, expositivo.
Material didáctico: meios básicos usuais, retro-projector, materiais áudios visuais.
Titulo da aula: orientação vocacional.
Objectivo principal:
·         Conhecer as diferentes áreas vocacionais;
Objectivos específicos:
·         Identificar as diferentes áreas vocacionais;
·         Reconhecer as vantagens e desvantagens da escolha profissional;
·         Escolher a sua área vocacional.

Introdução e Motivação (5minutos)
Actividades do professor: orienta um breve diálogo sobre as profissões fazendo algumas perguntas aos alunos.

Actividades do aluno: colabora no diálogo respondendo as perguntas do professor.

Mediação e Assimilação (25minutos)
Actividades do professor: anuncia o tema em estudo “orientação vocacional”, e explica a importância duma escolha profissional segundo a sua inclinação/vocação;
Cria ambiente de muito dialogo deixando com os alunos deixem expostas as suas ideias, e, aproveita essas ideias para explorar mais o tema em estudo, levando-o a descobrir por si a escolha profissional segundo a sua vocação.
Actividades do aluno: presta atenção a explicação do professor;
Colabora activamente com as suas ideias segundo seus desejos.

 Domínio e Consolidação (10minutos)
Actividades do professor: projecta um filme sobre um aconselhamento duma orientação numa perspectiva vocacional de modo tornar mais claro o tema em estudo;
Faz a síntese do conteúdo dado.
Actividades do aluno: acompanha atentamente o filme em exibição e anota os aspectos mais relevantes.

T .P.C (5minutos)
Actividades do professor: orienta –o a consultar na Internet para melhor informar se sobre o assunto.
Actividades do aluno: anota o trabalho de casa.

Resumo
Orientação vocacional
Orientar – é instruir o indivíduo com relação a um determinado assunto para melhor tomada de decisão.
Vocação – é o que o indivíduo sabe fazer de acordo com as suas capacidades, gostos e interesses, etc.
É importante a orientação vocacional dos estudantes pois, facilita uma escolha profissional segura de acordo com a sua inclinação. De referi que a falta de orientação para escolha da profissão pode levar aos estudantes a um insucesso profissional no futuro.

Perguntas gerais
Lê atentamente as questões e responde-as com clareza.

1 – O que entendes por orientação para uma profissão?
2- Descreve a importância da orientação vocacional para um indivíduo.
3 – Já algum dia participou numa orientação vocacional?
a)- Se sim, fale nos um pouco dessa experiência.
4 – Fale me da sua área profissional (Dificuldades e facilidades enfrentadas)

Por hoje é tudo, agradecemos desde já a vossa colaboração e esperamos que tenham aprendido algo, ate breve.

Aceitamos as suas sugestões, críticas e elogios.

16 comentários:

  1. Aguardam-se comentários dos estudantes quer da A2, quer da A4 (na Aeronáutica Civil) quer ainda da C1 (na São Cipriano)para este tema não menos importante!!!

    ResponderEliminar
  2. Lili Sónia Gemo - A4 Aeronautica27 de setembro de 2010 às 21:45

    Parabens! O tema é pertinente num momento em que todos nos deparamos com dificuldades de vária ordem para a escolha de alguma profissão.
    Contudo, é importante que seja feitas referência bibliográficas para dar cientificidade ao trabalho,

    ResponderEliminar
  3. Corina Pinto, Sao Cipriano, 4 ano28 de setembro de 2010 às 01:08

    concordando com a colega Lili sobre a necessidade de se deixar a disposicao dos estudantes as referencias bibliograficas para que possam aprofundar os conhecimentos e desenvolver o espirito de pesquisa. e ja que a aula eh para estudantes mocambicanos porque nao trazer a turma as experinecias nacionais neste campo?? poderiam ter levado exemplos sobre algumas escolas ou instituicoes que ja levam a cabo estes servicos e os resultados que isto tem trazido para a area, para o pais e para o proprio estudante....tornaria o tema mais profundo e induziria o estudante a uma auto-reflexao sobre seus gostos e anseios de carreira.

    ResponderEliminar
  4. falar deorientação vocacional é bom, o que gostaria de ter visto no trabalho é importancia do estabelecimento vocacional no ensino primario, básico e secundario em Moçambique,oque estes serviços devem responder,desafios e dificuldade para a sua implementação, vatanges da orientação vocacional.e possiveis problemas que podem advir de um individuo que segue uma profissão que não lhe agrada, os pais que escolhem professoes para os filhos, que se pode fazer nestas situações.

    ResponderEliminar
  5. Zita Manuel Zabeto Vontade (Turma A4 psicologia escolar - Aeronautica)2 de outubro de 2010 às 03:11

    e de louvar ao grupo, pela maneira correcta na elaboracao de um plano de aulas. continuem assim e estao de parambens. forca pessoal ja estamos no fim da caminhada.

    ResponderEliminar
  6. O grupo esta de parabéns, pela iniciativa, o tema e muito importante, pois os jovens nessa faixa etária enfrentam muitas dificuldades na escolha da sua carreira profissional. Este tema também ajuda os professores a a terem uma iniciativa de criar pequenas palestras para informar lhes sobre a orientação vocacional.
    De salientar que o psicológico/professor devia ter repisado muito ou explicar as vantagens e desvantagens da escolha aleatória de uma profissão.

    ResponderEliminar
  7. Olga Augusto Tivane turma c1-UP
    Em primeiro lugar parabenizar o grupo que abordou o tema orientacao vocacional, pois este tema e muito importante para encaminhar os alunos as profissoes de accordo com as suas vocacoes. esta orientacao nao serve apenas para os alunos mas tambem para todos os individuos que queirao seguir uma carreira profissional.
    Uma ma escolha de uma profissao pode trazer frustracao, se o individuo nao conseguir se adaptar. No entanto, a orientacao vocacional vai ter um caracter preventivo, isto e, evitar possiveis frustracoes que possam advir de uma ma escolha de profissao no futuro.
    04 de outubro de 2010

    ResponderEliminar
  8. tema pertinente atendendo que os alunos nas escolas precisam de de serem orientados para que possam saber quais as suas inclunacoes a nivel profissional e ou vocacional a grupo ta de parabens Leonilde fernando A2 psicologia escolar

    ResponderEliminar
  9. Que propostas mais precisas existem sobre esta problematica de orientacao vocacional?

    ResponderEliminar
  10. Erasmo Reis, T.C1, 4ºAno Psi. Escolar - S.Cipriano

    A abordagem do tema é pontual e pertinente na medida permite a orientação e encaminhamento dos alunos na escolha segura das futuras profissões de de acordo com a inclinação individual de cada um.

    O grupo pecou por não ter deixado bem claro que tratamento poderia proporcionar em relação a escolha individual de carreiras feita por cada aluno. Penso que seria importante discutir com os alunos as escolhas feitas de modo a alargar o seu campo de percepção em relação as suas escolhas.
    A escolha do tema foi uma iniciativa acertada.
    Bem-hajam os psicólogos.

    ResponderEliminar
  11. Irei fazer o meu comentario sobre o tema "orientacao vocacional" na perspectiva do que os pais podem fazer para a Orientação Vocacional dos seus filhos.

    Orientar é guiar, esse é o papel dos pais e encarregados de educação que pode ser iniciado a qualquer momento, sem aflições, sem pressões, sem ansiedade. Orientar não significa escolher pelo seu filho ou escolher para ele. É estar presente, é motivar, é realçar os aspectos positivos do seu filho, é apoiar as suas opções, para que este tenha mais condições de tomar uma decisão ponderada, coerente e reflectida.

    Os pais afectam as escolhas vocacionais dos filhos enquanto modelos no desempenho dos seus papeis (pais, trabalhadores, etc) , na medida em que influenciam a imagem que os filhos têm de si próprios, enquanto motivadores dos filhos para actividades ocupacionais, como fontes de informação sobre as profissões e como promotores de um ambiente de desenvolvimento.

    À medida que o adolescente se envolve de forma mais activa , os pais devem assumir um papel cada vez mais periférico. Os pais devem deixar claro aos filhos que aceitam e esperam deles uma decisão individual quanto à escolha de um curso/profissão. Os filhos crescem rumo à autonomia e a escolha a que nos referimos devia ser intransmissível tal como o bilhete de identidade

    Os pais devem no entanto encorajar os filhos a efectuarem uma exploração planeada em vez de esperarem apenas uma tomada de decisão relativamente ao curso/profissão pretendida. O mais importante não é o jovem ser capaz de dizer – eu quero ser veterinário, por exemplo. O mais importante é o processo em si. A forma como o jovem se implica e participa, com o objectivo de se descobrir a si mesmo e construir um projecto para si. Com a ajuda dos pais, os filhos vao ser capazes de efectuar uma exploração planeada e de, por fim, solucionar da melhor forma a tarefa de escolher uma profissão.

    ResponderEliminar
  12. Santa Ana Matola Sao Cipriano Turma C1 4 ano Psicologia Escolar23 de outubro de 2010 às 01:29

    Santa Ana Matola, São Ciprian, TC1, 4ºano, Psicologia Escolar- disse…
    A escolha do tema é pertinente, vou contribuir com algumas importância da orientação para os alunos da 12ªclasses, dizendo que escolher uma área de estudos ou um curso de carácter técnico-profissional nem sempre se afigura uma tarefa fácil, pelo que é natural e frequente existirem indecisões, angústias e receios. Implica uma série de factores que devem ser analisados, como a discrepância entre as aptidões e os interesses, as expectativas do aluno, os desejos mais ou menos explícitos dos pais que podem gerar ambivalências no jovem, a falta de informação relativamente aos cursos e à relação destes com o mercado de trabalho, a consciência de que é difícil perceber que realmente gostará de fazer daqui a uns anos, entre outros. O grupo está de parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Elias Salvador nhamunze, Sao Cipriano, Turma C1, 4 Ano26 de outubro de 2010 às 04:21

    Neste tema começo por saudar o grupo 6 da turma A4, ainda dizer que o plano que nos apresentam está em optimas condições, subtrai me qualquer comentário acerca do mesmo tanto a nivel organizacional tanto explicativo Sem mais por comentar paro por aqui.

    ResponderEliminar
  14. Elvira Madivádua grupo Piletti A226 de outubro de 2010 às 11:08

    Envio ao grupo os meus elogios pelo tema proposto, pois que é deveras importante na numa sociedade como a nossa onde a orientação vocacional ainda não está sendo vista como algo imperioso para o bem estar do individuo, de modo que este possa participar activamente numa produção qualitativa. O mau atendimento público e outras acções negativas por parte do trabalhador podem muitas vezes ser derivadas da falta desta orientação vocacional, pois que o indivíduo fará o que lhe é imposto e não o que gosta. Espero que este tema possa ajudar a todos interessados a uma mudança de comportamento de modo que se possa futuramente prestar mais atenção a orientação vocacional dos jovens.

    ResponderEliminar
  15. A orientação vocacional é um tema muito importante, porque as pessoas devem ter desde cedo orientadas para consiguirem resolver os seus problemas.

    ResponderEliminar
  16. Avelina Cecilia Langa Turma A4 Aeronautica
    A orientação vocacional é um tema muito importante, porque as pessoas devem ter desde cedo orientadas para consiguirem resolver os seus problemas.

    ResponderEliminar