TECNOLOGIA EDUCATIVA

sábado, 18 de setembro de 2010

Fontes de conhecimento.

O grupo Freud A4 da-nos a conhecer o seu trabalho pelo seguinte elo: aqui. Mas pode-se ler e comentar o texto todo a seguir:

Tarefa nrº. 2 – fontes de conhecimento.

Pertencemos ao 1º grupo, com a designação freuda42010yahoo.com.br, pretendemos com este trabalho elaborar um plano de aula cujos conteúdos irão cingir-se nas fontes de conhecimentos, para alunos da 7ª. classe da Escola Primária Completa 3 de Fevereiro.

O objectivo geral deste plano é dar a conhecer as fontes de conhecimento, e os Específicos prende-se com os seguintes aspectos: identificar as fontes de conhecimento e explicar cada fonte do mesmo.

Para a aula serão utilizados materiais como electro-projectores e transparências.
O tema do Qual iremos hoje Tratar prende-se com as fontes de conhecimento.
Para começar gostaríamos de saber o que vocês sabem sobre esta matéria.

Sabemos que as fontes de conhecimento são formas que nos permitem adquirir o saber e que estas já existem desde a era primitiva, quando o homem começou a usar o fumo para se comunicar com os outros seres semelhantes.

Também com o andar do tempo o homem passou do uso do fumo para outras formas de comunicação como o uso de pinturas rupestres, as lendas, contos, fábulas, etc.

Podemos ainda afirmar que as fontes de conhecimento são formas usadas para a obtenção de saberes e estes podem ser classificados por:

-          fontes orais, escritas e outras pessoas como fonte de conhecimento.

Com base nesta afirmação e a classificação das fontes podemos dar alguns exemplos sobre as mesmas.

Sobre as fontes de conhecimento podemos ter os seguintes exemplos: contos, lendas e fábulas; e nas fontes escritas  revistas, livros, jornais; e pessoas como fonte de conhecimento  temos os seguintes exemplos: televisão, rádio, telefone e Internet.
A calcular pelos várias fontes de conhecimentos que aqui fizemos referência, podemos destacar a mais importante para a vida do homem, tendo em conta a actual dinâmica e no processo de ensino e aprendizagem?

Sim pensamos quer as fontes escritas e aquelas em que a palavra é transmitida de pessoa para pessoa, são as mais eficazes para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, pois permite-nos obter maior diversidade e verificar a informação sob diferentes abordagens, a troca de informação e o diálogo rápido com vista a solução de problemas. exemplo: o Bim Net.

Com base na nossa aula de hoje podemos verificar como o uso das fontes de com conhecimento nos facilitam a obtenção de uma vasta gama de informação que nos permite melhorar a aprendizagem, planificar e concretizar as nossas metas diárias.

Para consolidarmos a matéria de hoje,  cada Estudante deverão trazer para a próxima  aula quais os requisitos necessários para o funcionamento de uma biblioteca, podendo para o efeito deslocar-se a uma biblioteca, contactar pessoalmente pessoal abalizado, pesquisar através dos motores de busca, etc.

esperamos ter explanado de forma clara as nossas pretensões.

boa tarde, até a próxima aula.
Trabalho do grupo freud_A4

10 comentários:

  1. Beatriz Fernando DomingosUp Turma A422 de setembro de 2010 às 13:15

    Quanto a aula primeiramente dizer que o objectivo geral da aula não deveria se dar a conhecer as fontes de conhecimento, mas sim explicar as fontes de conhecimento , e consequentemente os objectivos específicos seriam identificar e descrever as fontes de conhecimento.Dizer també que não estão esclarecidas as actividades do professor e dos alinos.

    ResponderEliminar
  2. concordo com a colega Beatriz Fernado...alguns aspectos do plano nao precisam ser informados aos estudantes...
    a linguagem usada esta bastante baixa para o nivel que se esta a leccionar...7 classe...quase a entrar para o ensino secundario...poderiam ter melhorado. nao esta claro se o conteudo eh novo ou nao...pelo que se eh ao inves de perguntar o que eles sabem sobre o tema poderia ter se trazido alguns exemplos textos ou acontecimentos corriqueiros....como as sms usadas no dia 1 e 2 de Setembro para divulgar aas pretensoes grevistas da populacao....o tratamento do conteudo tambem esta pobre...a classificacao das fontes nao esta clara..."orais, escritas e...outros"??? a tarefa dada como TPC tem haver com a ula dada ou com o tem auqe se vai tratar na proxima aula? e se sim, quel sera o tema???

    ResponderEliminar
  3. Quanto a aula o objectivo geral devia ser:
    Conhecer as fontes de conhecimento.
    Quanto ao material seria além dos electroprojectores, manual do professor e do aluno.
    Não houve motivação, isto é saudação, esclarecimento/anúncio do tema e ás razões desse tema.

    ResponderEliminar
  4. Zita Manuel Zabeto Vontade Turma A4 Aeronautica3 de outubro de 2010 às 03:19

    o trabalho apresentado pelo grupo freuda42010yahoo.com.br, na minha opiniao nao é um plano de aulas, apenas é um texto, porque nao apresenta as funcoes didaticas. em segundo lugar quero discordar com o objectivo geral sugerido pela colega Biatriz. o objectivo geral apresentado pelo grupo esta certo. "explicar" para esse contexto, é um processo, cujo objectivo é dar competencia, por isso nao pode ser objectivo geral, neste caso concreto.

    ResponderEliminar
  5. Beatriz Fernando Domingos.UP Turma A46 de outubro de 2010 às 13:39

    Queria discordar com a colega Zita quando diz que o objectivo geral poderia ser dar a conhecer, por que " dar a conhecer as fontes de conhecimento" engloba dois verbos, e segundo o que aprendemos nas aulas de Didactica não é corecto formular um objectivo com dois verbos na mesma frase.

    ResponderEliminar
  6. comprimentar a tods os colegas, elogiar o tema sobre o arendimento psicologico dos alunos com dificuldades na disciplina de Matemateica.
    o tema tem impacto interessante que deveria ser mais aprofundada com o posicionamento de um especialista na area, para dar uma sintese geral do tema pelo qual nos poderemos guiar no terreno. lusia Milena Nhaul, C1, Sao Cipriano, 4 ano.

    ResponderEliminar
  7. apesar do esforco do grupo, a tarefa realizada nao vai de acordo com o que nos foi recomendado.

    ResponderEliminar
  8. Elvira Madivádua Turma A2 4ano Piletti24 de outubro de 2010 às 14:12

    Grupo Freud, o plano de aula que pretenderam elaborar, não foi aqui trazido. As funções didácticas e as categorias devem estar sempre presentes num plano. O vosso trabalho pareceu-me ser um texto informativo onde não existiu a presença do professor e do aluno.

    ResponderEliminar
  9. Dulce Alfredo Macuacua, TurmaA2,Psicologia Escolar,Aeronautica24 de outubro de 2010 às 22:01

    Desculpa colegas,mas o vosso plano nao esta xplicito ou seja, so fizeram nos a conhecer o conteudo que estara patente no plano, mas o plano propiamente dito o gupo nao elaborou,pois um plano de aula segue uma vasta gama de itens: funcoes didacticas, actividades do professor e do aluno, metodos a usar e os respectivos meios.
    Sugeria ao grupo que estruturasse melhor o plano para melhor compreensao do leitor.

    ResponderEliminar
  10. Elias Salvador nhamunze Sao Cipriano Turma C1 4Ano26 de outubro de 2010 às 04:15

    Pra começar saúde te dependendo da hora em que aceder a este comentário e iniciar por elogiar o grupo pelo esforço com exitos ou não trouxeram por escrito este trabalho em que nos baseamos para dar nosso parecer, contudo dizer que o plano de aula é apenas uma previsão do que no decurso do processo deve acontecer e um dos requisitos indispensaveis do mesmo é a clareza antes dos elementos que um plano deve conter para que qualquer que seja o professor possa ter a possibilidade de usa-lo, interpretar todos os passos que nele estiverem, mas neste plano, isso seria pouco possivel ou quase impossivel dada a ocultação de tantos elementos que não são perceptiveis no plano falo de:
    Objectivos especificos; estes que retratam ocomportamento mensuravél que se deve esperar no aluno após terminar a aula,isto é, são objectivos a curto prazo, e que devem compreender três domínios a saber: 1º Cognitivo; 2º afectivo e o 3º psicomotor
    Não vejo o método escolhido para a transmissão dos conteúdos;
    Nào constam no plano as etapas ou momentos do processo de ensino falo da: Introdução/Motivação; Mediação/ Assimilação; Dominio/ Consolidação. E que nestas etapas espera se o comportamento do professor e ainda actitude do aluno frente as recomendações do professor.contudo há que sublinhar que começaram muito bem em procurar explorar os pressupostos que os alunos trazem de casa,mas não esclareceram com precisão os tipos de fontes na vossa explanação, isto é, indicar quais são as fontes orais, as escritas e outros tipos...
    Faltou uma exercitação dos alunos com relação ao conteúdo transmitido isto é não houve a consolidação da materia. Contudo a informção neste plano seria uma fonte de criar dúvidas aos alunos e não dispertar curiosidades e poder sana-las.

    ResponderEliminar