TECNOLOGIA EDUCATIVA

domingo, 10 de outubro de 2010

EXPERIÊNCIA dos estudantes da PSICOLOGIA ESCOLAR na REDE SOCIAL, MULTI-TEMÁTICA E INTER-TURMA/L


(TURMAS A2, A4 E C1 – 4O ANO)
Tarefa 4: Análise do uso e experiência numa rede social Online em Psicologia Escolar 
Objectivo: é de REFLECTIR e tirar ilações sobre o uso das TIC como recurso educativo em Psicologia Escolar
Introdução
As TIC representam um desafio importante para todos. Nos dias que correm, temos testemunhado a azafama do Homem no uso das mesmas nas diferentes frentes de actividade. Os estudantes da Psicologia Escolar aqui na UP não seriam uma excepção à regra. De facto, com o uso das TIC’s temos registado avanços assinaláveis quer na comunicação expedita e encurtamento de distâncias quer no uso dos meios multimédios como recurso educativo. Foi e continua a ser exemplo vivo disso o debate que todos testemunhamos entre os estudantes das turmas C1, A2 e A4 do 4o Ano. Agora chegou a vez de dar um ponto de situação se valeu a pena essa experiência; ou seja, REFLECTIR sobre a mesma para MELHORAR o quanto fazemos com as TIC’s enquanto meios e recursos educativos por excelência.
Ficheiro:
-          Comentários individuais dos estudantes deixados no blogue inter-turma Tecnologia Educativa

Instrução da tarefa:

  1. Depois de ter tido a oportunidade de aceder a rede social – Tecnologia Educativa – aprendeu muito com a experiência
a)    Relate, em pelo menos, 10 linhas a experiência que teve enquanto ONLINE
b)    Descreva os aplicativos que teve oportunidade de usar


  1. Sobre os temas debatidos online, leia atentamente os comentários de ti e dos teus colegas que constam do ficheiro em anexo
a)    Quais os temas que mais foram debatidos. Porquê?
b)    Em que temas teve oportunidade de participar com os seus comentários?
c)    Que posição terás tomado durante no debate sobre o Atendimento Psicológico?
d)     Como vê a reacção dos outros “comentaristas”(colegas seus) sobre os temas mais debatidos. Dê três exemplos.
e)    Quais os temas que foram menos debatidos? Justifique com quatro razões apontando vias de suprir tal fraco debate.
f)   Qual é a sua opinião sobre a moderação do debate (desempenhado por alguns do teus colegas) no comentários do blogue? Apresente apenas dois pontos sobre isso.



  1. Acerca da Rede Social (TE) como recurso educativo?
a)    Em que ajuda a rede social/blogue na tua formação como psicológo escolar? Apresente duas contribuições assinaláveis.
b)    Quais as vantagens que terá encontrado no uso do blogue enquanto decorria o debate multi-temático e inter-turma/l (entre A2, A4 na Aeronáutica Civil e C1 na São Cipriano)? Aponte no máximo quatro vantagens.
c)    Como usarias um blogue como os que teve oportunidade de usar em rede social, como ferramenta e recurso educativo no âmbito da psicologia escolar. Refira-te a três desafios e estratégias pessoais para viabilizá-lo.



  1. Criação de uma rede social temática
a)    No quadro da Psicologia Escolar, reflicta sobre uma temática que pensa que pode servir de base para a criação de uma rede social (blogue, webmail, plaxo, googletalk etc.). Crie-o ou participe numa rede social a tua escolha
b)    Transcreva para folha de respostas da tarefa o endereço (htpp://….) da tua rede social que criou ou participa nela
c)    Descreva, em poucas palavras, tua experiência nessa rede social que criou ou participou nela. Fale de quatro aspectos de impacto educativo nessa rede social.

Tempo:  6hrs  
NOTA: Cada estudante submete as tarefas agrafadas ao docente no dia 22-10-2010 às 18:30/ NÃO ENVIAR VIA EMAIL
 
Ficheiro: Comentários individuais dos estudantes deixados no blogue inter-turma Tecnologia Educativa encontre neste elo ou verifica-los no blogue TE.

1 comentário:

  1. Ola gente, a tarefa e'para ser feita nas proximas duas semanas. Mas no dia 22/10/2010 ate as 18:30 terei recolhido todas. Bom trabalho.

    ResponderEliminar