Duração: 90 minutos Escola Secundária da Zona Verde
Material Didáctico:
Professores: Silva Alage Plano de aula: Grupo # 3; A2; 4° ano
Margarida Sumbana
Marcelina de Morais
Paulina Sumbane
Titos Alice
Sandra Manjate
Objectivo: proporcionar atendimento psicológico à alunos consumidores de drogas;
Objectivos Específicos:
° Identificar os tipos de drogas;
° Indicar as implicações do consumo de álcool e cigarros;
° Desenvolver as estratégias de tratamento aos alunos consumidores de drogas.
F.D/Tempo | Conteúdo | Actividade do professor | Actividade do aluno | Métodos |
15’ | Causa do consumo de drogas | Inicia uma conversa perguntando: Quais são as causas que vos levam a consumir drogas? Tem noção do perigo que pode avir do consumo de drogas? Comenta as explicações dos alunos sobre o consumo de drogas | Responde a pergunta do professor explicando. | |
10’ | Conceito de drogas Tipos de drogas. | Em jeito de palestra dá o conceito de drogas, fala de tipos de drogas: prescritas, recreativas / psicoativas (narcóticas, sedativas, estimulantes, alucinogénios cannabis, álcool e cigarros) e pergunta: quais são os perigos do consumo de cigarro e álcool? | Acompanha a explicação do professor e responde a pergunta. | |
20 | Álcool e cigarros | Fala do álcool e cigarros focando as implicações do consumo do destas drogas de seguida dá conselho à turma para desistirem de consumir o álcool e cigarros. | Acompanha a explanação do professor. | |
15’ | Implicações do consumo de álcool e cigarros | Em particular com alunos que consomem álcool e cigarros, pergunta um por um o que terá motivado ao consumo de álcool e ou cigarros e apresenta as consequências do consumo de cigarros e álcool. | Apresenta os motivos que lhes levou a consumir cigarros e álcool e acompanha a explanação do professor. | |
30’ | Psicoterapia de ajuda e tratamento de abuso de álcool e cigarros | Dá a psicoterapia e tratamento para reduzir ou mesmo deixar de consumir drogas. Marca outro dia para se encontrar com o grupo de alunos que consome álcool e cigarros. | Abre se para os conselhos do professor. |
Tipos de drogas:
Drogas prescritas – são usadas com várias finalidades, como na cura de doenças, para relaxar, dormir, alívio da dor ou para a perda de peso. O uso excessivo tem efeitos adversos que podem constituir uma ameaça na vida social.
Drogas recreativas – são usadas para proporcionar prazer, euforia, excitar, etc., eis as categorias principais de drogas recreativas: narcóticas, sedativos, estimulantes, alucino génios, cannabis e cigarros.
Dependência de drogas
As drogas quando consumidas podem criar um estado de dependência psicológica e ou físico.
Dependência física – quando se sente obrigada a manter o consumo de drogas para evitar efeitos adversos inerentes ao abandono.
Dependência psicológica – quando consome com o intuito de satisfazer o seu forte desejo por elas.
Álcool e Cigarros
O álcool é visto como droga e inclui um número de bebidas que contêm álcool etílico.
Os cigarros são droga activa cujo consumo poderá levar ao cancro nos pulmões, na vesícula, no pâncreas, nos rins, etc., elevada pressão arterial, doenças cardíacas.
Implicações do alcoolismo e cigarros
O alcoolismo tem inúmeras implicações quer ao nível social quer ao nível económico:
° Existem problemas de comunicação na família;
° A taxa de suicídio, particularmente entre os adolescentes, é elevado;
° Os consumidores de álcool faltam frequentemente ao trabalho e apresentam uma baixa produtividade;
° A família poderá experimentar problemas financeiras a partir do momento em que grande parte dos seus rendimentos é gasta em álcool;
° As relações maritais sofrem e são tensos;
° Poderão também existir defunções sexuais;
° Existe frequentemente violência para com os outros membros inocentes da família quando o parente alcoólico regressa a casa;
° As crianças sentem se embaraçadas e assustadas devido ao comportamento do familiar alcoólico.
° A combinação de monóxido de carbono e hemoglobina torna o sangue incapaz de fornecer ao corpo o oxigénio necessário, um resultado imediato é a respiração mais acelerada;
° A nicotina dos cigarros é associada ao frio, pele húmida, desmaios, tonturas, náuseas, vómitos e diarreia.
° O conjunto de nicotina cria um estado de dependência psicológica;
° Para o consumidor os efeitos de abstinência cria o nervosismo, sonolência, perda de energia, dores de cabeça, fadiga, intestinos irregulares, esquecimento ligeiro, insónia, cãibras, tonturas, palpitação, tremores e suores.
Tratamento de abuso de drogas
Os dependentes de drogas necessitam de um ambiente protegido onde não tenham acesso ao fornecimento de drogas, como parte do tratamento são lhes providenciadas substitutas de drogas que têm o efeito oposto daquelas em que foram viciadas;
Em caso do alcoólico, deve ser equacionado apoio externo questionando um amigo próximo ou um profissional para intervir e convencer o alcoólico a procurar assistência ao seu problema. Se isto falhar, a família poderá achar necessário o afastamento do alcoólico para a segurança da sua sanidade mental.
Se um alcoólico aceitar tratamento na forma de aconselhamento, o terapeuta irá entrevistá-lo e determinar a gravidade do seu problema. Se a gravidade for elevada, o terapeuta vai recomendar a hospitalização do alcoólico de forma a serem combatidos os sintomas de abstinência com supervisão médica.
Um tema extremamente interessante! O que acham os outros estudantes da A2, A4 e C1? Gostaria de ver os vosso comentários a este respeito.
ResponderEliminarinteressante. a parte da revisao bibliografica esteve muito boa, os conteudos do fim do plano sobre as drogas estao bastante concisos, no entanto quanto ao plano ficou um pouco confuso por nao terem especificado o grupo=alvo da aula (se alunos normais, se alunos de um centro de reabilitacao, etc) as falas usadas ora pareciam trata-los como drogados ora como estudantes que precisam de conhecimento sobre o assunto....portanto, a turma pra a qual se vai dar a aula eh um dos aspectos que deve constar dovosso plano colegas.
ResponderEliminare um tema de tamnha delicadeza poderia ser tratado por alguem com alguma especialidade no assunto...principalmente quando se pretende ser tao frontal como voces foram ao perguntar quem da turma bebe ou consome outras drigas...talvez se convidassem um especialista para falar sobre o assunto...quem sabe a frontalidade teria um impacto menos...negativo.de certeza que nenhum dos vossos alunos responderia que se droga.
ResponderEliminarmas tirando estes aspectos que nao estao maus so precisma de ser melhorados, o plano esta bom, eu gostei.
ResponderEliminarA aula foi bastante interessante.
ResponderEliminarNão devia ter estipulado o tempo de cada fase, pois tratando-se de palestra, não era necessário.
Acho que podem atingir os objectivos preconizados.
O que não está esclarecido é a função didáctica e os metódos específicos.
suneila Taquidir TUrma A2
ResponderEliminara aula em questao foi interessante, mas, na minha opiniao, tende a ser uma aula sobre o consumo de drogas e suas implicacoes, e nao um atendimento a um grupo de alunos toxicodependentes.
tema peretinente para se debater parabens ao grupo. Mas na minha opiniao o tema nao se desenvolve ao longo do plano leonilde turma A2
ResponderEliminarNão devia ter estipulado o tempo de cada fase, pois tratando-se de palestra, não era necessário? Sera mesmo Filomena Tovela?
ResponderEliminargrupo 3 A2,estão de parabéns pela escolha de tema , é estremamente pertinente, nos dias de hoje, em que os jovens estão consumir basntante alcool sem ter em conta as consequencias a curto e long prazo. Este plano de aula não apresenta, s momentos didáctics, o material didáctico e a metodos de ensino, que o grupo irá usar. mas fiquei um pouco confusa quando a colega Filomena da A2 disse que era uma palestra!!! bom se de facto é uma palestra fica mais coplicado, quais sáo as metodologias e material didáctico que grupo usou ou usará?
ResponderEliminarE DE LOVAR A AO GRUPO PELO TEMA SOBRE AS DROGAS. FALANDO DESSE TEMA TEM VARIAS IMPLICACOES NA FASE DE ADOLECESNCIA ATE A FASE DA JUVENTUDE. PARA ESSE TEMA E IMPORTANTE QUE SE FACAM PALESTRAS NAS ESCOLAS, NOS BAIRROS, NA COMUNIDADE PORQUE AS CRIANCAS ESTAO NUMA FASE DE MUITAS DESCOBERTAS, E UMA FASE EM QUE ELASA AINDA NAO TEM UMA CAPACIDADE DE GERIR AS SITUACOES DE CONFLITOS VIVIDAS NESTA FASE.
ResponderEliminarLina Augusta Come, turma c1, S.cipriano, 4ºano
ResponderEliminarpara comecar, vou elogiar o grupo pela escolha do tema, uma vez que bastante pertinente, visto que e um problema que tem acontecido com muita frequencia nas nossas escolas e sobre tudo nas escolas secundarias, os objectivos estao bem definidos e de facil execucao, discordar a forma que o professor iniciou a aula, nao devia na minha opiniao comecar por perguntar os alunos quais as causas do consumo das drogas, mais sim devia ter comecado por definir aquilo que sao as drogas, como forma de chamar os alunos para o debate,por tanto o que fez nos primeiros dez minutos, devia ter feito nos dez seguintes. quando fala da implicacao do consumo de alcool e cigarros, o professor nao devia ter perguntado directamente aos alunos sobre a sua experiencia com drogas e cigarros, por que isto de certa forma inibe os alunos e podem mais tarde ter problemas de relacionamento com outros colegas, devia sim pensar numa forma de falar com eles mais sem criasr choques profundos. por que e um assunto sensivel e estes alunos nao se devem sentir culpados ou njulgados mais sim intendidos e serem chamados a razao. O resto do trabalho agradecer o grupo pelo envolvimento no tema, trouxe abordagens que me ajudaram a perceber assuntos que sinceramente nao intendia. Parabens
Edma Malfaque Turma A4 Aeronautica
ResponderEliminarEm primeiro lugar elogiar o grupo que se referiu ao tema consequencias das drogas na vida dos jovens. porque de facto a droga tem um efeito enorme sobre os jovens
carmelia massingue turma A4
ResponderEliminarOs alunos consumidores de drogas precisam de um aconselhamento psicologico porque tendem a ter um comportamento desviante