TECNOLOGIA EDUCATIVA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Material de consulta para o ensaio

Coloquei nas postagens anteriores textos de apoia para a producao do ensaio. O material compreende tres blocos principais a saber:
  1. As novas tecnologias da informação e da comunicação - com 2 textos
  2. A tecnologia na aprendizagem e na formação - com 5 textos
  3. A concepção, realização e avaliação de software multimédia educativo - com 6 textos

A tecnologia na aprendizagem e na formação [textos para o ensaio]

Texto I


Tecnologia Educativa e Currículo
Originalmente, em Grego, tecnologia significa arte aplicadatechnikós. O desenvolvimento da tecnologia educativa e sua ligação com o currículo escolar sofreu a influência de diferentes paradigmas, o que começou nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. Nessa época, ela estava identificada aos meios tecnológicos em desenvolvimento. Niskier (1993, p. 40) denomina esta fase da Tecnologia Educativa de pré-científica.

As novas tecnologias da informação e da comunicação [textos para o ensaio]

 Texto 1
Não se pode esperar que o computador faça tudo sozinho. Ele fornece-nos informações e recursos, cabendo ao professor planear a aplicação dos mesmos na sala de aula. A pressão constante em relação ao uso da informática torna-se cada vez mais evidente em todas as áreas e isso não é diferente na educação. A todo momento os professores sentem que quem não for capaz de usar a informática como instrumento de ensino-aprendizagem está fora do contexto do mercado de trabalho actual. É peremptório mudar este estado de coisas.

A concepção, realização e avaliação de software multimédia educativo

Texto-1

Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa

Fábia Magali Santos Vieira *
 Resumo:
O presente artigo pretende: discutir os critérios para uma avaliação de um software para uso educacional, segundo uma concepção construtivista de aprendizagem; refletir sobre a classificação dos mesmos quanto ao tipo e nível de aprendizagem e apresentar uma sugestão para registro desta avaliação.

domingo, 17 de outubro de 2010

ENSAIO


 Para os que nao tiveram acesso ao texto do ensaio na sala de aulas, a seguir vai o teor do mesmo:
 ‘Actualmente, a aplicação dos recursos e meios multimédios na psicologia escolar revela-se de extrema importância. Com efeito, existem vários exemplos de TIC que contribuem para o sucesso escolar (no atendimento psicológico, socialzação escolar, etc.).’
Realise/escreve um ensaio, de não mais de 15 páginas, que demonstre os seus conhecimentos e habilidades sobre:
1.   Tecnologia educativa e seu objecto de estudo;
2.   Importância das tecnologias na aprendizagem;
3.   Fazer a revisão dos principais tipos de recursos e meios multimédios que são aplicados no contexto da psicologia escolar;
4.   Explorar o microsoft excel como recurso educativo multimedia (em curso com elaboração de questionário e criação de uma base de dados;
5.   Fazer a avaliação do produto multimedia (microsoft excel).

Bibiografia
Matuse, Renato (2003). História da Informática em Moçambique, Maputo: MAACS.
Singo, Félix (2006). Tecnologia Educacional: Uma introdução básica. Maputo
NB: Outra bibliografia relevante poderá encontrá-la depositada na página do blogue na Internet, através do endereço: http://tecnologiaeducativaup.blogspot.com
O ensaio deverá ser encadernado  e entregue no dia do exame final da cadeira.
O Docente
Daniel Dinis da Costa, PhD(Newcastle Upon-Tyne)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ainda sobre a Tarefa 4: Análise do uso e experiência numa rede social Online em Psicologia Escolar

A orientação foi de que, cada estudante fizesse, a sua própria apreciação (ou seja, reflexão individual), sobre a experiência e submete-la ao docente a 22 de Outubro próximo. As tarefas vão ser recolhidas na sala de aulas.

A importância da socialização na aprendizagem

A Ercilia antónio Mauaie mandou-me, nesta recta final do debate, o trabalho do grupo Manuel Golias,
da A2 (Aeronáutica). Queiram por favor apreciar e debater a partir (clique a seguir) deste elo.

domingo, 10 de outubro de 2010

EXPERIÊNCIA dos estudantes da PSICOLOGIA ESCOLAR na REDE SOCIAL, MULTI-TEMÁTICA E INTER-TURMA/L


(TURMAS A2, A4 E C1 – 4O ANO)
Tarefa 4: Análise do uso e experiência numa rede social Online em Psicologia Escolar 
Objectivo: é de REFLECTIR e tirar ilações sobre o uso das TIC como recurso educativo em Psicologia Escolar
Introdução
As TIC representam um desafio importante para todos. Nos dias que correm, temos testemunhado a azafama do Homem no uso das mesmas nas diferentes frentes de actividade. Os estudantes da Psicologia Escolar aqui na UP não seriam uma excepção à regra. De facto, com o uso das TIC’s temos registado avanços assinaláveis quer na comunicação expedita e encurtamento de distâncias quer no uso dos meios multimédios como recurso educativo. Foi e continua a ser exemplo vivo disso o debate que todos testemunhamos entre os estudantes das turmas C1, A2 e A4 do 4o Ano. Agora chegou a vez de dar um ponto de situação se valeu a pena essa experiência; ou seja, REFLECTIR sobre a mesma para MELHORAR o quanto fazemos com as TIC’s enquanto meios e recursos educativos por excelência.
Ficheiro:
-          Comentários individuais dos estudantes deixados no blogue inter-turma Tecnologia Educativa

Instrução da tarefa:

  1. Depois de ter tido a oportunidade de aceder a rede social – Tecnologia Educativa – aprendeu muito com a experiência
a)    Relate, em pelo menos, 10 linhas a experiência que teve enquanto ONLINE
b)    Descreva os aplicativos que teve oportunidade de usar


  1. Sobre os temas debatidos online, leia atentamente os comentários de ti e dos teus colegas que constam do ficheiro em anexo
a)    Quais os temas que mais foram debatidos. Porquê?
b)    Em que temas teve oportunidade de participar com os seus comentários?
c)    Que posição terás tomado durante no debate sobre o Atendimento Psicológico?
d)     Como vê a reacção dos outros “comentaristas”(colegas seus) sobre os temas mais debatidos. Dê três exemplos.
e)    Quais os temas que foram menos debatidos? Justifique com quatro razões apontando vias de suprir tal fraco debate.
f)   Qual é a sua opinião sobre a moderação do debate (desempenhado por alguns do teus colegas) no comentários do blogue? Apresente apenas dois pontos sobre isso.



  1. Acerca da Rede Social (TE) como recurso educativo?
a)    Em que ajuda a rede social/blogue na tua formação como psicológo escolar? Apresente duas contribuições assinaláveis.
b)    Quais as vantagens que terá encontrado no uso do blogue enquanto decorria o debate multi-temático e inter-turma/l (entre A2, A4 na Aeronáutica Civil e C1 na São Cipriano)? Aponte no máximo quatro vantagens.
c)    Como usarias um blogue como os que teve oportunidade de usar em rede social, como ferramenta e recurso educativo no âmbito da psicologia escolar. Refira-te a três desafios e estratégias pessoais para viabilizá-lo.



  1. Criação de uma rede social temática
a)    No quadro da Psicologia Escolar, reflicta sobre uma temática que pensa que pode servir de base para a criação de uma rede social (blogue, webmail, plaxo, googletalk etc.). Crie-o ou participe numa rede social a tua escolha
b)    Transcreva para folha de respostas da tarefa o endereço (htpp://….) da tua rede social que criou ou participa nela
c)    Descreva, em poucas palavras, tua experiência nessa rede social que criou ou participou nela. Fale de quatro aspectos de impacto educativo nessa rede social.

Tempo:  6hrs  
NOTA: Cada estudante submete as tarefas agrafadas ao docente no dia 22-10-2010 às 18:30/ NÃO ENVIAR VIA EMAIL
 
Ficheiro: Comentários individuais dos estudantes deixados no blogue inter-turma Tecnologia Educativa encontre neste elo ou verifica-los no blogue TE.