TECNOLOGIA EDUCATIVA

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Atendimento psicológico dos alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática


Duração: 45minutos
Enfoque: Atendimento psicológico dos alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática
Professor: " Piletti" (Turma do 4 ano, A2).

Título da Aula: Atendimento Psicológico
Objectivo Geral: Aconselhar os alunos a saber organizar o seu estudo
Objectivos especificos: - Estimular na crianca o gosto pelo estudo;
                                      - Identificar os problemas da turma em relação a disciplina de
                                       matemática
 Desenvolvimento:
 O psicólogo observa uma turma de 20 alunos que apresenta notas baixas na disciplina de Matemática.
Da observação feita, o psicólogo inferiu que a maioria dos alunos não resolvia os exercícios que o professor atribuía porque não tinham domínio das operações básicas de matemática.

Recursos e meios utilizados em contexto educativo e


Junto vai o trabalho, (clique aqui) do 7o Grupo sobre
Recursos e meios utilizados

em contexto educativo

e
A socialização o da criança no

contexto escolar 
Delegação de Maputo
4º Ano
Turma: C1, São Cipriano

Socializacão das criancas no contexto escolar

 Aqui vai (clique a seguir para aceder) um trabalho sobre o tema supramencionado.
Mas nao estou a ver o nome do grupo nem a turma a que pertencem.
devia ter usado o email recomendado.

Socializacão no contexto escolar

Fazer o download do powerpoint do grupo Kholberg C1 (Sao Cipriano), onde se destaca a Corina Pinto Armando Ferreira pelo seguinte link: AQUI . Atencao, ha mistura de temas no pwp do Kholberg.

Nocao de Educacao e Socializacao

Mais um elo onde consta o trabalho do 5o grupo (Kholberg), Turma C1, na São Cipriano, ou siga o seguinte link: http://www.4shared.com/document/in4lIu-c/Plano_de_Aula_TE_5o_grupo_cori.html

Socializacão das criancas no contexto escolar

 Encontrem NESTE ELO  trabalho dos grupo_sullivan. A 2 - Aeronautica para as devidas reflexões e comentários.

A socialização da criança no contexto Escolar


3. Apresentação 

Tema:
A socialização da criança no contexto Escolar
 
Problema:
Porque há diferença de socialização nas crianças no contexto Escolar?

Objectivo geral
  • Conhecer os aspectos que influenciam na socialização da criança no contexto Escolar.

Objectivos específicos
  • Indicar as etapas da socialização;
  • Caracterizar as etapas da socialização;
  • Identificar os factores da socialização;
  • Mencionar os agentes que influenciam na socialização;
  • Indicar os de socialização.

Socialização é um processo de integração dos indivíduos em diferentes contextos.

sábado, 18 de setembro de 2010

Fontes de conhecimento.

O grupo Freud A4 da-nos a conhecer o seu trabalho pelo seguinte elo: aqui. Mas pode-se ler e comentar o texto todo a seguir:

Socializaç¦o da criança no contexto escolar

Ainda o trabalho do 3o grupo A4 (clique) aqui. Esperam-se comentarios.

Socialização da Criança no Contexto Escolar

O grupo Weeber A2 (Aeronautica) oferece-nos em Pwp aqui o material que produziu sobre o tema em apreco. Comentem por favor.

A Socializacao da Crianca de[aos] 6 Anos

Outro PowerPoint do trabalho em grupo da Corina ferreira. Era bom que a Corina identificassem o vosso grupo e turma, pelo menos nos comentarios deste "post".Comentarios sao ben-vindos.

Socializacão das criancas no contexto escolar

Aqui vai o (baixe do elo a seguir) PowerPoint do grupo 8 turma C1- Sao Cipriano -Psicologia Escolar davidoffc12010@gmail.com. Por razoes tecnicas nao posso colocar aqui o texto integral.

Atendimento psicologico a criancas consumidores de drogas

Neste espaço vai o (clique a seguir) Plano de aula_Atendimento psicologico a criancas consumidores de drogas do grupo3, A2_4o Ano. Mas devo colocar o texto integral abaixo para a leitura, reflexão e comentários devidos dos estudantes das turmas da A2, A4 e C1:

Métodos de ensino

Exibo agora o link (clique a seguir) do plano do 7o grupo da Anita António da Silva e outros na São Cipriano 4o Ano Turma C1 para apreciação do interessante tema sobre Métodos de ensino e agradecíamos comentários devidos. Mas quem nao tiver a paciencia de baixar o texto, leia directamente a seguir:

Consequências das drogas na vida dos jovens.

Encontre na pagina 6 do elo o plano de aula do 5o grupo onde a Filomena faz parte: Ei-lo o texto integral, se não quiser baixar:


Duração: 90 min, Escola Secundária de Laulane
Material Didáctico: Manual do Aluno, Quadro, Giz e Apagador.
Professor: 5º grupo.
Título da aula: Consequências das drogas na vida dos jovens.
Objectivo principal: Conhecer as consequências das drogas na vida social ou individual do jovem.
Objectivo específico: Identificar os tipos de drogas; explicar as consequências de drogas no organismo humano.
 Desenvolvimento da Aula
1.      Saudação Inicial
Caros jovens, com esta aula vão conhecer os conteúdos relativos á consequências de drogas na vida do indivíduo.
É na sociedade onde os jovens se adaptam, se integram as novas vivências, a vários comportamentos. Com esta aula, teremos uma visão geral sobre as consequências de drogas na nossa vida.
2.      Conceito de drogas:
Já ouviram falar? O que são drogas?
Depois de várias idéias, o professor da a sua definição.
Drogas são várias substâncias que afectam o funcionamento normal do nosso organismo. Dentre elas destacam-se o fumo do cigarro, as bebidas alcoólicas, e outros  que podem influenciar as nossas emoções e percepções.
Droga é toda substância que , quando fumada, engolida, inalada ou injectada provoca alterações no comportamento do indivíduo ou no seu estado de consciência.
3.      O objectivo da nossa aula, é de explicar as consequências das drogas na vida dos jovens.
Pergunta:
- Falem das consequências das drogas?
Depois de vários comentários, o professor da o seu parecer:
- Realmente são essas que enumeraram, mas existem outras que são:
a) o habitual consumo de drogas, conduz á dependência que se caracteriza pela necessidade quase incontrolável de consumir doses cada vez maiores para obter o efeito desejado.
b) pode causar dificuldades a nível da linguagem e da locomoção ( inconsciência, coma e morte ).
c) causa comportamentos que se confundem com determinados tipos de doenças mentais.
d) o indivíduo pode sentir paranôia ou acreditar que alguém lhe persegue.
e) provoca aumento de batimento cardíaco, olhos vermelhos e boca seca.
f) provoca alucinações, distorção da noção do tempo.
g) emagrecimento, impotência e esterilidade.
h) Na socidade, provoca a prostituíção, roubos e falta de entendimento na sociedade onde está incerido.

4. agora que ouviram a explanação da aula, certifique-se da sua assimilação, respodendo as seguintes questões.
a) Define o conceito de droga.
b) Indica os tipos de drogas que aprendeu.
c) Explica as consequências ou efeitos provocados pelo consumo das drogas.
d) O que os jovens devem fazer para evitarem o consumo das drogas.
5.      Findo as perguntas respondidas e as possíveis duvidas, os jovens devem dar algum comentário de modo a finalizar a nossa aula.

Sexualidade a nível de homens e mulheres no ensino secundário

O grupo nr 4 da turma A4, aeronáutica civil, apresenta o trabalho que vai no seguinte elo. Agradecíamos os devidos comentários dos demais estudantes, incluindo os que estudam na São Cipriano (Turma C1).

Uma abordagem sobre a socialização da criança no contexto escolar

Aqui, neste elo,  vai o trabalho do 3o grupo da turma A4, 4o Ano, aeronautica civil
para leitura e comentarios. Clique na lista dos elementos do grupo.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sexualidade a nível de homens e mulheres no ensino secundário

Não sendo passível expor directamente o material que esta em powerpoint do 4o grupo, turma A4, encontre-o no (clique a seguir para acessar) neste elo ou aqui. Boa discussão!

Orientação Vocacional


Escola secundaria da Matola
Disciplina: orientação escolar e Profissional
Professor: 6◦ grupo, Turma A4
Duração: 45 minutos
Classe: 12ª
Métodos: elaboração conjunta, expositivo.
Material didáctico: meios básicos usuais, retro-projector, materiais áudios visuais.
Titulo da aula: orientação vocacional.
Objectivo principal:
·         Conhecer as diferentes áreas vocacionais;
Objectivos específicos:
·         Identificar as diferentes áreas vocacionais;
·         Reconhecer as vantagens e desvantagens da escolha profissional;
·         Escolher a sua área vocacional.

Introdução e Motivação (5minutos)
Actividades do professor: orienta um breve diálogo sobre as profissões fazendo algumas perguntas aos alunos.

Actividades do aluno: colabora no diálogo respondendo as perguntas do professor.

Mediação e Assimilação (25minutos)
Actividades do professor: anuncia o tema em estudo “orientação vocacional”, e explica a importância duma escolha profissional segundo a sua inclinação/vocação;
Cria ambiente de muito dialogo deixando com os alunos deixem expostas as suas ideias, e, aproveita essas ideias para explorar mais o tema em estudo, levando-o a descobrir por si a escolha profissional segundo a sua vocação.
Actividades do aluno: presta atenção a explicação do professor;
Colabora activamente com as suas ideias segundo seus desejos.

 Domínio e Consolidação (10minutos)
Actividades do professor: projecta um filme sobre um aconselhamento duma orientação numa perspectiva vocacional de modo tornar mais claro o tema em estudo;
Faz a síntese do conteúdo dado.
Actividades do aluno: acompanha atentamente o filme em exibição e anota os aspectos mais relevantes.

T .P.C (5minutos)
Actividades do professor: orienta –o a consultar na Internet para melhor informar se sobre o assunto.
Actividades do aluno: anota o trabalho de casa.

Resumo
Orientação vocacional
Orientar – é instruir o indivíduo com relação a um determinado assunto para melhor tomada de decisão.
Vocação – é o que o indivíduo sabe fazer de acordo com as suas capacidades, gostos e interesses, etc.
É importante a orientação vocacional dos estudantes pois, facilita uma escolha profissional segura de acordo com a sua inclinação. De referi que a falta de orientação para escolha da profissão pode levar aos estudantes a um insucesso profissional no futuro.

Perguntas gerais
Lê atentamente as questões e responde-as com clareza.

1 – O que entendes por orientação para uma profissão?
2- Descreve a importância da orientação vocacional para um indivíduo.
3 – Já algum dia participou numa orientação vocacional?
a)- Se sim, fale nos um pouco dessa experiência.
4 – Fale me da sua área profissional (Dificuldades e facilidades enfrentadas)

Por hoje é tudo, agradecemos desde já a vossa colaboração e esperamos que tenham aprendido algo, ate breve.

Aceitamos as suas sugestões, críticas e elogios.

Atendimento psicológico à alunos consumidores de drogas.


Duração: 90 minutos                                       Escola Secundária da Zona Verde
Material Didáctico:                                                              
Professores: Silva Alage                                 Plano de aula: Grupo # 3; A2;  4° ano
                Margarida Sumbana
                Marcelina de Morais
                Paulina Sumbane
                 Titos Alice
                 Sandra Manjate

Objectivo: proporcionar atendimento psicológico à alunos consumidores de drogas;
 Objectivos Específicos:
°         Identificar os tipos de drogas;
°         Indicar as implicações do consumo de álcool e cigarros;
°         Desenvolver as estratégias  de tratamento aos alunos consumidores de drogas.

F.D/Tempo
Conteúdo
Actividade do professor
Actividade do aluno
Métodos

15’
Causa do consumo de drogas
Inicia uma conversa perguntando: Quais são as causas que vos levam a consumir drogas? Tem noção do perigo que pode avir do consumo de drogas? Comenta as explicações dos alunos sobre o consumo de drogas
Responde a pergunta do professor explicando.


10’



Conceito de drogas

Tipos de drogas.
Em jeito de palestra dá o conceito de drogas, fala de tipos de drogas: prescritas, recreativas / psicoativas (narcóticas, sedativas, estimulantes, alucinogénios cannabis, álcool e cigarros) e pergunta: quais são os perigos do consumo de cigarro e álcool?
Acompanha a explicação do professor e responde a pergunta.

20
Álcool e cigarros
Fala do álcool e cigarros focando as implicações do consumo do destas drogas de seguida dá conselho à turma para desistirem de consumir o álcool e cigarros.
Acompanha a explanação do professor.


15’
Implicações do consumo de álcool e cigarros
Em particular com alunos que consomem álcool e cigarros, pergunta um por um o que terá motivado ao consumo de álcool e ou cigarros e apresenta as consequências do consumo de cigarros e álcool.
Apresenta os motivos que lhes levou a consumir cigarros e álcool e acompanha a explanação do professor.

30’
Psicoterapia de ajuda e tratamento de abuso de álcool e cigarros
Dá a psicoterapia e tratamento para reduzir ou mesmo deixar de consumir drogas.
Marca outro dia para se encontrar com o grupo de alunos que consome álcool e cigarros.
Abre se para os conselhos do professor.


 As drogas

Tipos de drogas:
Drogas prescritas – são usadas com várias finalidades, como na cura de doenças, para relaxar, dormir, alívio da dor ou para a perda de peso. O uso excessivo tem efeitos adversos que podem constituir uma ameaça na vida social.
Drogas recreativas – são usadas para proporcionar prazer, euforia, excitar, etc., eis as categorias principais de drogas recreativas: narcóticas, sedativos, estimulantes, alucino génios, cannabis e cigarros.

Dependência de drogas
As drogas quando consumidas podem criar um estado de dependência psicológica e ou físico.
Dependência física – quando se sente obrigada a manter o consumo de drogas para evitar efeitos adversos inerentes ao abandono.
Dependência psicológica – quando consome com o intuito de satisfazer o seu forte desejo por elas.

Álcool e Cigarros
O álcool é visto como droga e inclui um número de bebidas que contêm álcool etílico.
Os cigarros são droga activa cujo consumo poderá levar ao cancro nos pulmões, na vesícula, no pâncreas, nos rins, etc., elevada pressão arterial, doenças cardíacas.

Implicações do alcoolismo e cigarros
O alcoolismo tem inúmeras implicações quer ao nível social quer ao nível económico:
°         Existem problemas de comunicação na família;
°         A taxa de suicídio, particularmente entre os adolescentes, é elevado;
°         Os consumidores de álcool faltam frequentemente ao trabalho e apresentam uma baixa produtividade;
°         A família poderá experimentar problemas financeiras a partir do momento em que grande parte dos seus rendimentos é gasta em álcool;
°         As relações maritais sofrem e são tensos;
°         Poderão também existir defunções sexuais;
°         Existe frequentemente violência para com os outros membros inocentes da família quando o parente alcoólico regressa a casa;
°         As crianças sentem se embaraçadas e assustadas devido ao comportamento do familiar alcoólico.
°         A combinação de monóxido de carbono e hemoglobina torna o sangue incapaz de fornecer ao corpo o oxigénio necessário, um resultado imediato é a respiração mais acelerada;
°         A nicotina dos cigarros é associada ao frio, pele húmida, desmaios, tonturas, náuseas, vómitos e diarreia.
°         O conjunto de nicotina cria um estado de dependência psicológica;
°         Para o consumidor os efeitos de abstinência cria o nervosismo, sonolência, perda de energia, dores de cabeça, fadiga, intestinos irregulares, esquecimento ligeiro, insónia, cãibras, tonturas, palpitação, tremores e suores.

Tratamento de abuso de drogas
Os dependentes de drogas necessitam de um ambiente protegido onde não tenham acesso ao fornecimento de drogas, como parte do tratamento são lhes providenciadas substitutas de drogas que têm o efeito oposto daquelas em que foram viciadas;
Em caso do alcoólico, deve ser equacionado apoio externo questionando um amigo próximo ou um profissional para intervir e convencer o alcoólico a procurar assistência ao seu problema. Se isto falhar, a família poderá achar necessário o afastamento do alcoólico para a segurança da sua sanidade mental.
Se um alcoólico aceitar tratamento na forma de aconselhamento, o terapeuta irá entrevistá-lo e determinar a gravidade do seu problema. Se a gravidade for elevada, o terapeuta vai recomendar a hospitalização do alcoólico de forma a serem combatidos os sintomas de abstinência com supervisão médica.